REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Tese
Título: Um estudo histórico sobre a psicologia escolar na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo
Autor(es): Taverna, Carmem Silvia Rotondano
Primeiro Orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo histórico da psicologia escolar na Secretaria Municipal de Educação – SME, da Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP. Sustentam esta elaboração os fundamentos da História do Presente, entendida como campo de estudo da história do século XX, a partir da década de 1930 e a proposta atual da Historiografia da Psicologia, especificamente na abrangência da abordagem social. Assim, procura responder ao desafio de se construir uma história crítica, articulando a história da psicologia e a da sociedade, evidenciando suas dimensões sociais e políticas. Documentos constituíram-se em matéria prima para a realização desse estudo histórico. A análise e interpretação do conjunto do material organizado permitiram a identificação de quatro períodos na atuação da psicologia na SME da PMSP e a elaboração de uma narrativa, na qual estão relacionados não só os dados entre si, mas também os dados com alguns dos acontecimentos que marcam a história do Brasil, da psicologia e da própria profissão de psicólogo. Além disso, a memória da autora esteve presente nos bastidores da pesquisa, desde que trabalhou como psicóloga escolar no Serviço de Psicologia Escolar dessa Secretaria, de 1978 até a sua extinção. Nessa perspectiva, o que se procura com este estudo é preencher uma lacuna no conhecimento dessa área, ou seja, oferecer um quadro de referências, que retrate não só as origens do Serviço de Psicologia Escolar no processo social e cultural da realidade brasileira, como as mudanças que nele ocorreram no período em que existiu, e no qual essa história pode encontrar seu sentido, não apenas de maneira circunscrita à Prefeitura de São Paulo, mas também como contribuição à história da psicologia no Brasil
Abstract: This piece of research aims to carry out a historical study of school psychology in the Municipal Department of Education of the local government of the city of São Paulo. The study is supported by the principles of Present History, understood as a field of studies of the 20th century history from the 1930s onwards, and by the current proposal of the Historiography of Psychology, specifically the social approach. Thus, it tries to respond to the challenge of constructing a critical history, articulating the history of psychology with that of society, showing their social and political dimensions. Documents were the raw material for this historical study. The analysis and interpretation of the organized materials allowed the identification of four periods in the action of psychology in the Municipal Department of Education of the local government of the city of São Paulo. They also helped in the elaboration of a narrative in which the author related the data to each other and to some of the events that mark the history of Brazil, of psychology and of the psychologist profession. In addition, the author’s memory was present in the backstage of the research, since she worked as a school psychologist in the School Psychology Service of the above mentioned Department from 1978 until its extinction. In this perspective, the purpose of the present study is to fill a gap in this area’s body of knowledge, that is, to offer a reference frame that portraits not only the origins of the School Psychology Service in the social and cultural process of the Brazilian reality, but also the changes that it underwent during the period of its existence. In this period, history can find its meaning, which is not restricted to São Paulo’s local government, and can offer a contribution to the history of psychology in Brazil
Palavras-chave: Psicologia escolar
São Paulo (cidade) - Secretaria Municipal de Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Taverna, Carmem Silvia Rotondano. Um estudo histórico sobre a psicologia escolar na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. 2003. 170 f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20804
Data do documento: 21-Abr-2003
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