REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Marcela Araujo de Mello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243983H9por
dc.contributor.advisor1Munakata, Kazumi-
dc.date.accessioned2018-09-26T10:03:29Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.citationLemos, Marcela Araujo de Mello. Currículo avaliado do estado de São Paulo e SARESP de Geografia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21431-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o currículo de Geografia do estado de São Paulo, constituído no programa São Paulo Faz Escola, de 2008, a partir da avaliação SARESP de Geografia aplicada para o Ensino Fundamental II, entre os anos de 2009 e 2013. Para atingir este objetivo, foram consultados os seguintes documentos como fonte primária: Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008 e 2010), Matriz de Referência para Avaliação – SARESP (2009), Relatórios Pedagógicos do SARESP dos anos de 2009, 2011 e 2013 e os Cadernos do Professor de Geografia de 2014 e Jornais do Aluno de EF II que datam de 2008, como fonte secundária. Justifica-se, então, a relevância desta pesquisa ao se considerar que o programa São Paulo Faz Escola, criado pelo governo do estado de São Paulo em 2008, teve como objetivo a melhoria da qualidade da educação de acordo com as propostas ligadas aos interesses dos grandes órgãos internacionais, como Banco Mundial. Sendo assim, levanta-se como hipótese a ideia de que o SARESP é uma avaliação elaborada para modelar o currículo. Esta hipótese foi confirmada, quando se percebeu a baixa qualidade das questões produzidas para a avaliação, contendo erros conceituais da disciplina e incompatibilidade entre a habilidade e o tema da questão. Além disso, a Matriz de Referência para Avaliação contendo as orientações para o SARESP foi um documento elaborado e publicado antes da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, configurando este currículo como avaliado e que obedece aos ditames do mercado internacionalpor
dc.description.abstractThe study aims to analyze geography curriculum of São Paulo state, as product of the 2008 São Paulo Faz Escola program, from SARESP evaluation applied to elementary school between 2009 and 2013. To achieve this goal, the following documents were consult as a primary source: Curricular Proposal of São Paulo State (2010), Array of Reference for Evaluation – SARESP (2009), SARESP Educational Reports (2009, 2010 and 2013) and Geography Notebooks for Teachers (2014). Finally, the Students Newspaper (2008) as secondary source. This research justifies the relevance when considering that the São Paulo Faz Escola program, created by the government of São Paulo state in 2008, aimed at improving the quality of education in accordance with the proposals linked to the interests of the major international institutions, like the World Bank. Therefore, the hypothesis is that SARESP is an assessment designed to shape the curriculum. This hypothesis confirmed when noticed the poor quality of the items produced for evaluation, containing conceptual errors and incompatibility between the skill and the theme of the question. In addition, the Array of Reference for Evaluation containing the guidelines for the SARESP was a document prepared and published before the Curricular Proposal of São Paulo, configuring this curriculum as assessed conformed to the reports of international institutionseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46714/Marcela%20Araujo%20de%20Mello%20Lemos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas públicas - Avaliação - São Paulo (Estado)por
dc.subjectAvaliação educacional - São Paulo (Estado)por
dc.subjectSistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectPublic schools – Evaluation - São Paulo (Brazil)eng
dc.subjectEducation – Evaluation - São Paulo (Brazil)eng
dc.subjectSARESP evaluationeng
dc.subjectGeography - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleCurrículo avaliado do estado de São Paulo e SARESP de Geografiapor
dc.title.alternativeSão Paulo state assesed curriculum and Geography SARESPeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Araujo de Mello Lemos.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.