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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Micieli, Diego Swerts | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424982D5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Werneck, Mariza Martins Furquim | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T10:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.citation | Micieli, Diego Swerts. Entre a dança e o sacrifício: mito e rito nas coreografias de A sagração da primavera de Stravinsky e Roerich. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22407 | - |
dc.description.resumo | Na tentativa de retornar à essência do movimento expressivo do homem, nos inícios do século XX, a dança cênica passa por um processo de reconstrução estético e técnico. Nesse contexto, no ano de 1913, o bailarino polonês Vaslav Nijinsky elabora uma ousada coreografia para o balé Le Sacre du Printemps – A Sagração da Primavera, de autoria de Igor Stravinsky e Nicholas Roerich. A peça apresenta uma dança que remonta à cena “primitiva” da existência humana, e conta o sacrifício de uma jovem camponesa, para fecundar a terra e propiciar uma abundante colheita. Ao longo dos anos, desde sua criação, a peça recebeu inúmeras propostas coreográficas de concepções artísticas distintas, entre elas, as montagens do francês Maurice Béjart, em 1959, e da alemã Pina Bausch, em 1975. Considerando o caráter mítico e ritualístico da composição, tanto na música como no gestual da coreografia, o presente trabalho pretende abordar e pensar as diferentes coreografias de A Sagração da Primavera, como expressões de um mito a partir, sobretudo, das concepções elaboradas por Claude Lévi-Strauss. Pretende também explorar as relações existentes entre rito, mito e dança. Para isso, a pesquisa utiliza, como fonte, registros audiovisuais das três coreografias. Para tornar possível a análise, segue o recorte, sob a forma de fragmentos, presente no libreto elaborado por Stravinsky e Roerich. Em um segundo momento realiza uma análise comparativa dos fragmentos (ou mitemas, segundo Lévi-Strauss), das três coreografias, levantando-se temas presentes suprimidos, acrescentados ou repetidos. A pesquisa se fecha com a análise dos conteúdos levantados a partir das diferentes teorias acerca do mito, do rito e do sacrifício, e estabelece relações entre seus conteúdos na história da dança | por |
dc.description.abstract | In an attempt to return to the essence of expressive human movement in the early 1900s, scenic dance went through a process of aesthetic and technical reconstruction. In this context, Polish dancer Vaslav Nijinsky elaborated a bold choreography for the ballet Le Sacre du Printemps – The Rite of Spring, by Igor Stravinsky and Nicholas Roerich. The show contains a dance that revisits the “primitive” situation of human existence and tells of a young peasant woman’s sacrifice to fertilize the earth and provide an abundant harvest. Throughout the years, numerous unique artists have choreographed this ballet, among them, French choreographer Maurice Béjart, in 1959, and German choreographer Pina Bausch, in 1975. Considering the mythical and ritualistic attributes of this composition, both in regard to its music and choreographed movements, the present work aims to approach and rethink the different choreographies of The Rite of Spring as expressions of a myth based mainly on the conceptions elaborated by Claude Lévi- Strauss. It also intends to explore the relations between rite, myth, and dance. In order to do so, the research relies on the audiovisual registrations of all three choreographies as source material. To facilitate analysis, it follows fragments of the libretto written by Stravinsky and Roerich. Next, it makes a comparative analysis of the fragments (or mythemes, according to Lévi-Strauss), in the three choreographies, noting suppressed, added or repeated themes in each of the performances. The research concludes with an analysis of the acquired content based on different theories of myth, rite, and sacrifice, and establishes connections between the contents of these theories within the framework history of dance | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/49758/Diego%20Swerts%20Micieli.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | A sagração da primavera | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Mito | por |
dc.subject | Coreografia | por |
dc.subject | The rite of Spring | eng |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Myth | eng |
dc.subject | Choreography | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.title | Entre a dança e o sacrifício: mito e rito nas coreografias de A sagração da primavera de Stravinsky e Roerich | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Diego Swerts Micieli.pdf | 27,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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