REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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dc.creatorSaggiomo, Giovanna-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367184D6por
dc.contributor.advisor1Basbaum, Sérgio Roclaw-
dc.date.accessioned2019-09-25T12:48:59Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationSaggiomo, Giovanna. Ludonarratologia: o que é, como analisar e estudos de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22619-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa a compreensão do que é uma ludonarrativa, buscando contribuir à consolidação de um campo de estudo específico para a Ludonarratologia. Busca também propor um modelo de análise ludonarratológica, capaz de verificar se um jogo possui ou não uma ludonarrativa e o quanto ela faz parte da experiência do jogador. Para tal, o trabalho começa com uma análise de conceitos e como eles estão relacionados à ludonarrativa e à experiência do jogador. Esses termos são: narratologia, ludologia, imersão, flow, agência e experiência. A pesquisa é principalmente fundamentada nos trabalhos de Propp, Campbell e Vogler para a narratologia, Huizinga, Juul, Caillois e McGonigal para a ludologia, Brown e Cairns para a imersão, Csikzentmihalyi para o flow, Murray para a agência e Schell para a parte de experiência do jogadorpor
dc.description.abstractThis research aims to understand what is a ludonarrative as well as contribute to the consolidation of a specific field of study for Ludonarratology. Also, we aim to propose a model of lodonarratological analysis, able to identify if a game has a ludonarrative or not, and how much of the game experience it is responsible for. That way, this work begins with an analysis of concepts and how they are related to the ludonarrative and the player experience, these terms are: narratology, ludology, immersion, flow, agency and experience. The research is mainly based on the works of Propp, Campbell and Vogler for the narratology part, Huizinga, Juul, Caillois and McGonigal for the ludology part, Brown and Cairns for the immersion, Csikzentmihalyi for flow, Murray for agency and Schell for the player’s experience parteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/50448/Giovanna%20Saggiomo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudonarratologiaeng
dc.subjectLudologiaeng
dc.subjectNarratologiaeng
dc.subjectLudonarratologyeng
dc.subjectLudologyeng
dc.subjectNarratologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleLudonarratologia: o que é, como analisar e estudos de casopor
dc.title.alternativeLudonarratology: what it is, how to analyze and case studies analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
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