REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorSá, Marco Antonio Fontes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8532323548723508pt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Ênio José da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048611047638668pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T18:54:30Z-
dc.date.available2022-02-02T18:54:30Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.citationSá, Marco Antonio Fontes de. Arte santeira: barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povo. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24372-
dc.description.resumoA atividade de esculpir santos de madeira e de barro fez parte da difusão do catolicismo no Brasil colônia e império. Iniciada pelas ordens missionárias e mantidas por artesãos leigos, as imagens fizeram parte da colonização e da construção de um catolicismo popular e clerical, ratificado no Concílio de Trento (1545-1563). Hoje, artesãos de vários estados brasileiros ainda se dedicam a essa arte, enfrentando os desafios da falta de reconhecimento, da obtenção de matéria prima, da pluralidade religiosa, da laicidade da sociedade e da concorrência com a produção industrial de imagens em resina e gesso. Essa pesquisa pretende, através de entrevistas feitas pessoalmente, conhecer a motivação de mulheres e homens que perseveram nesse trabalho nem sempre reconhecido e bem remunerado, e revelar, ainda que parcialmente, o universo da arte santeira brasileira, ouvindo esses que, ainda que possam falar e escutar, se expressam melhor com as mãospt_BR
dc.description.abstractThe activity of sculpting saints of wood and clay was part of the spread of Catholicism in colony and empire Brazil. Initiated by missionary orders and maintained by lay artisans, the images were part of the colonization and construction of a popular and clerical Catholicism, ratified at the Council of Trent (1545-1563). Today, artisans from various Brazilian states are still dedicated to this art, facing the challenges of lack of recognition, obtaining raw materials, religious plurality, secular society and competition with the industrial production of resin and plaster images. This research aims, through interviews done in person, to know the motivation of women and men who persevere in this work not always recognized and well paid, and to reveal, even partially, the universe of this Brazilian art, listening to those who, although they can speak and listening, they express themselves better with their handsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtesanato, arte sacrapt_BR
dc.subjectArte popularpt_BR
dc.subjectSantospt_BR
dc.subjectCraftsen_US
dc.subjectReligious arten_US
dc.subjectFolk arten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.titleArte santeira: barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povopt_BR
dc.title.alternativeSaint art: clay and wood in the imagination, devotion and work of the peopleen_US
dc.typeTesept_BR
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