REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorBarretto, Nilce C. Muniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5715563272806478pt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Ênio José da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048611047638668pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T14:17:33Z-
dc.date.available2022-03-11T14:17:33Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationBarretto, Nilce C. Muniz. “Caiu em terra boa e produziu fruto”: a evangelização espírita, uma semente germinada em São Paulo – um estudo de caso de evangelizadores em uma Casa Espírita e seus frutos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25779-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo investigar o nascedouro, em São Paulo, da evangelização espírita – atividade de estudo do Espiritismo na fase infanto-juvenil. No primeiro momento, apuramos o rumo do Espiritismo na segunda metade do século XIX, desde a Europa até a sua chegada ao Brasil, por meio da força ativa e social da imprensa que estimulou o surgimento de grupos de estudo e de sociedades espíritas organizadas. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de consultas em órgãos oficiais do meio espírita, como jornais, revistas e regimentos internos identificando, através do método indiciário, alguns dos principais agentes que apreenderam o Espiritismo em seu aspecto moral educativo e se tornaram referências pelas ações empregadas nos campos sociais e religiosos espiritistas. Nesse roteiro perscrutamos a institucionalização da evangelização à mocidade espírita e à infância em São Paulo e, especificamente no GECAM - Grupo Espírita Caminheiros do Amor - grupo criado na capital notadamente com o objetivo de evangelização da família. Defendeu-se a hipótese das crenças assimiladas nessa coletividade serem transmitidas às gerações novas como princípios ético-morais importantes à formação do ser humano. No segundo momento, embasados nos referenciais teóricos do sociólogo Pierre Bourdieu e da antropóloga Maria Laura Cavalcanti, examinamos o tríplice aspecto do Espiritismo em seus campos filosófico, “científico” e religioso, junto dos embasamentos pedagógicos – Johann Heinrich Pestalozzi e Jean Piaget - adotados na implantação da evangelização espírita da instituição em questão explorando a metodologia, o ritmo e os objetivos estabelecidos no mesmo. No terceiro momento, apuramos os pródromos da literatura espírita destinada ao público infanto-juvenil, distintamente confeccionada em relação às posteriores, e a importância das narrativas, como fios-condutores, aplicadas nas aulas de evangelização espírita do GECAM, especialmente às turmas menores. Nesse cenário, buscamos compreender o que há em comum, ou não, entre a catequese e a evangelização espírita, além de verificar o espaço do jovem no campo religioso e, ainda, o que significam a religião, a religiosidade e a espiritualidade como sentidos de ascese em si mesmo. A pesquisa mostrou que a perpetuidade dos ensinamentos espíritas neste objeto de estudo ocorre, apesar das ausências temporárias na fase juvenil, porque esta, via de regra, retoma no futuro ao assumir o papel de pais e mães, passando a transmitir as orientações recebidas - os valores universais - aos seus descendentes, como “sementes” a produzirem frutos, futuramentept_BR
dc.description.abstractThis study has the objective of investigating the origins of spiritual evangelism – a study exercise of Spiritualism during infancy and adolescence in the city of São Paulo, Brazil. In the first part of the study, we worked out the route of Spiritualism in the second half of the 19th century, from Europe up to its arrival in Brazil via the active and social work of the media that stimulated the pop up of study groups and official spiritual societies. We carried out a review of the literature and documental research via our consultations with official spiritualistic societies and by means of newspapers, magazines and internal regulations via the indiciary method; identifying some of the main practitioners that grasped Spiritualism and its moral educational aspect who in return became a reference point because of their actions in the spiritualistic social and religious fields. In this route, we investigated the institutional setup of gospel teaching to adolescents and infants in spiritualist centres in São Paulo – specifically in GECAM - Grupo Espírita Caminheiros do Amor - a group created in the heart of São Paulo, notably for the purpose of gospelising families. The hypothesis of beliefs was defended, whereby the beliefs assimilated in this community would be transmitted to the new generations as key-moral ethics that would be important for the upbringing of a person. In the second part of the study, we based our theory references to sociologist Pierre Bourdieu and anthropologist Maria Laura Cavalcanti, examining the triple aspect of spiritualism in their philosophical, “scientific” and religious fields, jointly the pedagogical models – Johann Heinrich Pestalozzi and Jean Piaget - adopted in their setups of spiritual evangelism in the institution aforementioned; looking at the methodology, the rhythm and their established objectives. In the third segment, we worked out the precedent of spiritual literature aimed at infants and adolescents, distinctly put together in contrast to that of more contemporary literature, and the importance of narratives such as connections applied in spiritual evangelism classes at GECAM; specifically to smaller groups. With this in mind, we tried to understand what there is in common, or not, between catechesis and spiritual evangelism, besides identifying the role of young people in religious fields, additionally what religion, religiousness and spirituality mean as forms of asceticism. The research showed that the never-ending feature of spiritist teachings takes place despite the temporary absence in the younger age phases, this is because, generally so to speak, we take up the role once we become parents, going on to pass on the ‘guidance that we received - the universal values - to our descendants, as “seeds” that turn into fruits in the future to comeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspiritismopt_BR
dc.subjectEvangelização espíritapt_BR
dc.subjectGrupo Espírita Caminheiros do Amorpt_BR
dc.subjectSpiritualismen_US
dc.subjectSpiritual evangelismen_US
dc.subjectThe Spiritualistic Walkers Of Love Groupen_US
dc.subjectCatechesisen_US
dc.subjectReligionen_US
dc.subjectReligiousnessen_US
dc.subjectSpiritualityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.title“Caiu em terra boa e produziu fruto”: a evangelização espírita, uma semente germinada em São Paulo – um estudo de caso de evangelizadores em uma Casa Espírita e seus frutospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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