REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorBranda Junior, Newton de Andrade-
dc.contributor.advisor1Silva, Sonia Aparecida Ignacio-
dc.date.accessioned2022-08-23T23:43:56Z-
dc.date.available2022-08-23T23:43:56Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.citationBranda Junior, Newton de Andrade. A importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma discussão a partir do pensamento de Michel Foucault e Paulo Freire. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27171-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é discutir a importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Para tanto, foi realizado o levantamento de um breve histórico sobre quais eram os posicionamentos anteriores de filósofos, professores, educadores e outros pensadores desde a antiguidade grega até os tempos contemporâneos no ocidente sobre o tema. Em seguida, são apresentados os principais pontos levantados pelo filósofo francês Michel Foucault sobre o assunto no capítulo Corpos Dóceis da terceira parte do seu livro Vigiar e Punir, de 1975, destacando os conceitos de quadriculamento, adestramento, disciplina e docilidade dos corpos, entre outros. Na sequência, é relatado o ponto de vista do educador brasileiro Paulo Freire sobre a relevância de um ambiente adequado para o melhor aproveitamento dos processos de ensino e aprendizagem discutido, entre outros assuntos, em seu livro Pedagogia do Oprimido, de 1974, com ênfase nos conceitos de círculo de cultura, forma dissertativa de ensinar, educação “bancária”, formação- deformação e ser mais, entre outros. Para tanto, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica e de cunho exploratório. A relevância do estudo está em seu potencial de aprimorar a forma como as salas de aula são vistas e organizadas dentro das universidades. As conclusões trazem uma síntese crítica de como os dois pensamentos podem ser complementares e auxiliares no entendimento da lógica de configuração dos espaços físicos nas instituições de ensino e, consequentemente, na oportunidade de torná-los mais adequados a um processo de ensino e aprendizagem conscientizadorpt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to discuss the importance of physical space in the teaching and learning process in higher education based on the thoughts of Michel Foucault and Paulo Freire. In order to do so, a brief history of the previous positions of philosophers, teachers, educators and other thinkers from Greek antiquity to contemporary times in the West on the subject was carried out. Following are the main points raised by the French philosopher Michel Foucault on the subject in the Corpos Dóceis chapter of the third part of his book Vigiar e Punir, 1975, highlighting the concepts of raster, dressage, discipline and docility of bodies, among others. In the sequence, it is reported the point of view of the Brazilian educator Paulo Freire on the relevance of an adequate environment for the best use of the teaching and learning processes discussed, among other subjects, in his book Pedagogia do Oprimido, 1974, with emphasis on concepts of circle of culture, dissertative form of teaching, "banking" education, formation-deformation and to be more, among others. For that, a qualitative bibliographical and exploratory research methodology was used. The relevance of the study lies in its potential to enhance the way classrooms are viewed and organized within universities. The conclusions provide a critical synthesis of how the two thoughts can be complementary and auxiliary in the understanding of the configuration logic of physical spaces in educational institutions and, consequently, in the opportunity to make them more suitable to a process of teaching and learning with more consciousnessen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Formação Docente: Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEspaços físicospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectClassroomen_US
dc.subjectPhysical spacesen_US
dc.subjectHigher educationen_US
dc.subjectMichel Foucaulten_US
dc.subjectPaulo Freireen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma discussão a partir do pensamento de Michel Foucault e Paulo Freirept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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