REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização na educação infantil, um processo dinâmico e criativo: atividades lúdicas
Título(s) alternativo(s): Literacy in early childhood education, a dynamic and creative process: playful activities
Autor(es): Pires, Fernanda Costa Lins
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico (jogos e brincadeiras) no processo de alfabetização. Procurou-se analisar também a importância dos jogos na escola, na tentativa de responder perguntas como “porque usar jogos como materiais didáticos?” “Para que se joga?” “Quem e o que se joga?” Ao longo deste trabalho buscou-se desenvolver uma breve consciência histórica sobre a importância dos jogos no campo pedagógico e na aprendizagem escolar uma vez que pode ser uma ferramenta imprescindível no campo da alfabetização. Autores como Piaget, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Lino de Macedo e Telma Weisz apoiam a sistematização/compreensão do papel dos jogos na constituição da aprendizagem. Os resultados aqui obtidos evidenciam o jogo e a brincadeira como fundamentais no processo de formação e desenvolvimento do ser humano e, sendo assim, não podem ser excluídos do campo educacional e principalmente no período da alfabetização. Destacam-se aqui também alguns jogos e brincadeiras segundo critérios dos resultados que podem ser alcançados para o desenvolvimento de habilidades de pensamento e socialização, como guia para professores, uma vez que educadores também necessitam ter competência para utilizá-los
Abstract: The objective of this research is to analyze the contributions of playful (play) in the literacy process. We also sought to analyze the importance of games in the school, trying to answer questions such as “why using games as teaching materials?” “Why is it important to play?” “What and who do we play with?” Throughout this final paper we sought to develop a brief historical about the importance of games in the educational field and in school learning since it can be an indispensable tool in the field of literacy. Authors such as Piaget, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Lino de Macedo and Telma Weisz support the systematization/understanding of the role of games in the constitution of learning. The results we have shown here are the play as fundamental in the construction and development of human process and therefore, may not be excluded from the educational field especially in the period of literacy. Stand out here also some games according to the criteria of the results that can be achieved for the development of thinking skills and socialization, as a teacher’s guide, once teachers also need to be empowered to use them
Palavras-chave: Lúdico
Alfabetização
Jogos
Campo pedagógico
Playfulness
Literacy
Games
Pedagogical field
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Pires, Fernanda Costa Lins. Alfabetização na educação infantil, um processo dinâmico e criativo: atividades lúdicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28342
Data do documento: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA COSTA LINS PIRES - TCC.pdf10,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.