REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29196
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Coatching aplicado a educação
Autor(es): Salgado, Alexandre Ferreira
Primeiro Orientador: Rossetti, Marinella Binda
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação do método Coaching aos professores do ensino superior, refletindo sobre a capacitação e a motivação desses profissionais em exercício docente no desenvolvimento de sua rotina de trabalho. Identifica os procedimentos de Coaching, sua história, definição, finalidade e possibilidade de adequação do método à capacitação de professores do ensino superior. Defende que o professor universitário deve ser assistido e acompanhado por um coordenador de curso que, periodicamente, por meio das técnicas de Coaching, apoie a ação didática na aplicação do plano de curso. Analisa procedimentos de Coaching quanto à metodologia aplicada no acompanhamento periódico do método Coaching pelos coordenadores pedagógicos/ coordenadores de curso. A opção metodológica para análise e reflexão foi a da pesquisa bibliográfica, utilizando, assim, a consulta de livros, artigos, monografias, dissertações, ensaios e internet. Como resultado do trabalho, foi constatada a eficácia do procedimento de Coaching para apoio da atuação didática docente, no entanto, quanto à aplicação periódica do método, observamos ser inviável a realização pelo coordenador do curso, uma vez que o processo de aplicação de Coaching tem uma metodologia pontual, de acordo com as necessidades específicas, identificadas em cada área de conhecimento
Abstract: This work aims to analyze the application of Coaching method to higher education teachers, reflecting on the capacitation and the motivation of these professionals in teaching practice in the development of their work routine. Identifies Coaching's procedures, its history, definition, purpose and possibility of adequation of the method to the capacitation of higher teachers. Defends that the higher teacher should be assisted and accompanied by a course coordinator that, periodically, through coaching techniques, supports the didactic action in the application of the course plan. Analyzes Coaching’s procedures as the methodology applied in periodic accompaniment of the Coaching method by pedagogic coordinators / course coordinators. The methodological option for analysis and reflection was the bibliographic search, using, thus, the books consultation, articles, monographs, dissertations, essays and Internet. As a result of the work, the effectiveness of coaching procedure to support the teaching didactic activity was observed, however, as the periodic application of the method, we found the performance to be impossible by the course coordinator since the Coaching application process has a specific methodology, according to the specific needs identified in each area of expertise
Palavras-chave: Professor Ensino Superior
Coordenador de curso/pedagógico
Método coaching
Teacher Higher Education
Course/pedagogical coordinator
Coaching method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Magistério do Ensino Superior
Citação: Salgado, Alexandre Ferreira. Coatching aplicado a educação. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29196
Data do documento: 9-Fev-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE FERREIRA SALGADO.pdf503,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.