REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCieri, Juliana Vellozo Romera-
dc.contributor.advisor1Marino, Marilia Josefina-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:27:09Z-
dc.date.available2022-11-11T21:27:09Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifier.citationCieri, Juliana Vellozo Romera. Aprendizagem significativa no Ensino Fundamental: o olhar de uma professora psicodramatista. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Formação em Psicodrama) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29681-
dc.description.resumoO presente trabalho traz o projeto de uma professora de Ensino Fundamental, pedagoga, de promover aulas em que a aprendizagem significativa, no período alfabetizatório, se efetivasse e numa perspectiva socioconstrutivista, ou seja, com a participação ativa dos educandos. Seu objetivo principal é a explicitação da possibilidade de uma educação em co-criação, buscando a identidade pessoal-grupal. Uma breve biografia de Jacob Levy Moreno é apresentada logo de início para localizar o idealizador do Psicodrama. Em seguida, explana-se sobre o Projeto Socionômico caracterizando cada um de seus ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria. A teoria também abarca os principais conceitos da prática psicodramática como espontaneidade e criatividade, papéis, matrizes de identidade etc. Esta pesquisa se detém no foco sócio-educacional do Psicodrama. Também, houve a preocupação de delinear as propostas de dois dos principais autores cujas obras se coadunam com a teoria que embasa este trabalho: Jean Piaget e Lev Vygotsky. Adotou-se a pesquisa qualitativa em sua modalidade da pesquisa-ação. Foram dois corpus observados na pesquisa: alunos de uma escola pública e outros de uma escola particular, na faixa entre 6 e 8 anos de idade, liderados pela autora desta monografia cuja proposta foi desenvolver conteúdos durante vivências psicodramáticas. A análise final reflete a contribuição decisiva do Psicodrama no desenvolvimento de aulas socioconstrutivistas com eficácia no cumprimento dos objetivospt_BR
dc.description.abstractThis research reflects a pedagogue Primary School teacher’s project of promoting classes in which the meaningful learning, during literate process, became true in a socioconstructivist perspective, that is, with active participation of learners. Its main objective is the investigation of education in co-creation possibilities aiming personal-collective identity. A brief biography of Jacob Levy Moreno is presented in the beginning in order to locate Psychodrama creator. Then, the Socionomic Project is explained featuring all its fields: the Sociometry, the Sociodynamic and Sociatry. The theory also includes the main concepts of psychodramatic practice like as spontaneity and creativity, roles, and matrixes of identity and so on. This research involves mainly in socio-educational psychodrama. It was also an aim of this work to give an overview of the proposals of two of the principal authors whose researches have coincidences with the foundations of this work: Jean Piaget and Lev Vygotsky. Qualitative research in action research modality was adopted in this work. There were two corpuses that were observed in this research: students from a public school and other form a private school, in the rage from 6 to 8 years old. The author of this monograph whose objective was to develop contents during psychodramatic sessions used to be the leader of the groups. The final analysis reflected the decisive contribution of Psychodrama to the efficient development of socioconstructivist classes aiming at fulfillment of the objectivesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Formação em Psicodramapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicodramapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFoco sócio-educacionalpt_BR
dc.subjectPsychodramaen_US
dc.subjectPrimary Schoolen_US
dc.subjectSocio-educational Psychodramaen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAprendizagem significativa no Ensino Fundamental: o olhar de uma professora psicodramatistapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA VELLOZO ROMERA CIERI.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.