Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30877
Tipo: | Dissertação |
Título: | O caráter iniciático da educação filosófica a partir do Fedro de Platão |
Autor(es): | Magalhães, Bruno Costa |
Primeiro Orientador: | Perine, Marcelo |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar se Platão possuía uma concepção pedagógica para o ensino da Filosofia; e, em caso positivo, identificar os estágios que o discípulo percorria, segundo essa concepção, até o final de sua formação. O trabalho se justifica porque, embora Platão tenha espalhado, em sua obra, fragmentos indicativos da existência de um projeto educativo em construção, naturalmente não apontou de forma sistemática, nem mesmo na República, as principais linhas do itinerário formativo que, em parte, absorveu do contato com a atividade de Sócrates. Cuida-se de testar duas hipóteses: a de que a educação filosófica, na visão de Platão, é um caminho análogo ao da iniciação nos mistérios, praticados no ambiente social em que os diálogos foram escritos; e de que o Corpus platônico, se lido nessa chave, fornece, ao estudioso, elementos para traçar a rota pela qual Platão encaminhava aqueles que se interessavam pessoalmente por seu ensinamento filosófico. A partir da leitura dos diálogos platônicos e da Carta sétima, a investigação busca mapear também, através da leitura dos comentadores, a tradição interpretativa a respeito do assunto. A espinha-dorsal da investigação é o Fedro, repleto de referências iniciáticas, por ser o diálogo que concentra o maior número de referências à concepção pedagógica de Platão, com destaque para a metáfora do agricultor inteligente (Fedro 276e). Como resultado da leitura atenta, sobretudo, do Fedro, da Carta sétima, da Apologia de Sócrates, da República, do Banquete, do Fédon, Teeteto, do Mênon, do Cármides e do Alcibíades I foi possível não só reforçar os pontos de contato entre a concepção pedagógica platônica e a iniciação nos mistérios, mas também relacionar as principais imagens, alegorias e mitos que Platão registrou em sua obra – tais como a alegoria da caverna e da arte do desvio (República), o brilho do entendimento e a faísca (Carta sétima), as cigarras, o nascimento das asas e as sementes (Fedro), o desejo de procriar (Banquete), a gravidez intelectual e o espanto (Teeteto), o olho que se vê (Alcibíades I), o encantamento (Cármides), a fuga do mundo (Fédon), entre outros – a cada um dos três estágios da educação filosófica identificados: (i) erótica filosófica, (ii) conversação dialética e (iii) visão indizível |
Abstract: | This research aims to investigate whether Plato had a pedagogical concept for the teaching of Philosophy; and, if so, identify the stages that the disciple went through, according to this conception, until the end of his formation. The investigation is justified insofar as, although Plato has spread, in his work, fragments indicative of the existence of an educational project under construction, he naturally did not point out, systematically, not even in the Republic, the main lines of the formative itinerary that, in part, he absorbed in contact with Socrates. Two hypotheses are tested: that philosophical education, in Plato's view, is a path analogous to that of initiation into the mysteries, practiced in the social environment in which the dialogues were written; and that the Platonic Corpus, if read in this key, provides the researcher with elements to trace the route along which Plato directed those who were personally interested in his philosophical teaching. From the reading of the Platonic dialogues and the Seventh Letter, the investigation also seeks to map, through the commentators, the interpretive tradition on the subject. The backbone of the investigation is the Phaedrus, full of initiatory references, as it is the dialogue that concentrates the largest number of references to Plato's pedagogical conception, with emphasis on the metaphor of the intelligent farmer (Phaedrus 276e). As a result of a careful reading of the Phaedrus, the Seventh Letter, the Apology of Socrates, the Republic, the Symposium, the Phaedo, Theaetetus, the Meno, the Charmides and Alcibiades I, it was possible not only to reinforce the points of contact between the Platonic pedagogy and initiation into the mysteries, but also to relate the main images, allegories and myths that Plato recorded in his work – such as the allegory of the cave and the art of turning around (Republic), the brightness of understanding and the spark (Seventh Letter), the cicadas, the birth of wings, the seeds (Phaedrus), the desire to procreate (Symposium), intellectual pregnancy and the wonder (Theaetetus), the eye that sees itself (Alcibiades I), the enchantment (Charmides), the flight from the world (Phaedo), among others – to each of the three stages of philosophical education identified: (i) philosophical erotica, (ii) dialectical conversation and (iii) unspeakable vision |
Palavras-chave: | Platão Iniciação à Filosofia Educação filosófica Plato Philosophical initiation Philosophical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
Citação: | Magalhães, Bruno Costa. O caráter iniciático da educação filosófica a partir do Fedro de Platão. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30877 |
Data do documento: | 31-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Costa Magalhães.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.