REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHessel, Luis Felipe Di Grado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4456912105084324pt_BR
dc.contributor.advisor1André, Claudio Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583995948000666pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:51:52Z-
dc.date.available2023-02-03T14:51:52Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationHessel, Luis Felipe Di Grado. O desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI em praticantes de e-sports: colaboração e competitividade no jogo Counter-Strike. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30959-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se no campo de formação Tecnologia da Inteligência e Design Digital (TIDD) e tem como objetivo identificar como as habilidades do século XXI, tais como comunicação, colaboração, pensamento crítico, solução de problemas, criatividade e inovação, são desenvolvidas com a prática de gamers nos cenários dos esportes eletrônicos, mais especificamente no jogo Counter-Strike, o qual é uma das modalidades mais populares no Brasil e no mundo. Uma categoria de entretenimento, que assim como a cultura digital – estilo de vida ligado às tecnologias, cresce e, cada vez mais, ganha grande espaço e popularidade em nossa sociedade. Os E-Sports já atraem mais espectadores e fãs do que muitas modalidades esportivas. Aliado à cultura digital e às comunidades que envolvem estes esportes eletrônicos, os praticantes, pais e professores podem encontrar nessa atividade uma ampla oportunidade para os processos de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades consideradas importantes para o século XXI. Esta dissertação apresenta alguns pontos visando entender quais são essas habilidades importantes para o mundo do trabalho e como os esportes eletrônicos colaboram para o seu desenvolvimento. O autor utiliza sua experiência de vinte anos como jogador, treinador, narrador, comentarista e analista no cenário competitivo do jogo CounterStrike para auxiliar na identificação dessas oportunidades de desenvolvimento de habilidades. O estudo apresenta comentários do jogo em questão com o objetivo de perceber como as habilidades requeridas para o século XXI, tais como competitividade e colaboração, além da comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e inovação, ocorrem durante a prática desportiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e segue um percurso bibliográfico, narrativo e exploratório. As conclusões inferem que a prática de E-Sports, na qual colaboração e competitividade ocorrem em paralelo, podem contribuir potencialmente para o desenvolvimento de diferentes habilidades requeridas no cenário das ocupações profissionais atuais e futuraspt_BR
dc.description.abstractThis research inserted in the field of Technology of Intelligence and Digital Design (TIDD) aims to identify how 21st century skills, such as communication, collaboration, critical thinking, problem solving, creativity and innovation, are developed with the practice of gamers in electronic sports scenarios, more specifically in the game Counter-Strike, which is one of the most popular modalities in Brazil and in the world. A category of entertainment, which, like digital culture – lifestyle linked to technologies, grows, and increasingly gains great space and popularity in our society. E-sports already attract more spectators and fans than many sports. Allied to the digital culture and communities that involve these electronic sports, practitioners, parents and teachers can find in this activity a wide opportunity for the teaching and learning processes and for the development of skills considered important for the 21st century. This dissertation presents some points to understand which are these important skills for the world of work and how electronic sports collaborate for their development. The author uses his twenty years of experience as a player, coach, narrator, commentator, and analyst in the competitive Counter-Strike gaming landscape to help identify these skill development opportunities. The study presents comments on the game in question to understand how the skills required for the 21st century, such as competitiveness and collaboration, as well as communication, critical thinking, problem solving, creativity and innovation, occur during sports practice. This is qualitative research and follows a bibliographic, narrative and exploratory path. The conclusions infer that the practice of E-Sports, in which collaboration and competitiveness occur in parallel, can potentially contribute to the development of different skills required in the scenario of current and future professional occupationsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades no século XXIpt_BR
dc.subjectEsportes eletrônicos (E-Sports)pt_BR
dc.subjectCounterStrikept_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectSkills in the 21st centuryen_US
dc.subjecteSportsen_US
dc.subjectCounter Strikeen_US
dc.subjectCompetitionen_US
dc.subjectCollaborationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI em praticantes de e-sports: colaboração e competitividade no jogo Counter-Strikept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Felipe Di Grado Hessel.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.