Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35676Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Simone Pereira de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1 | Rossini, Renata | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:50:35Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-05T19:50:35Z | - |
| dc.date.issued | 2014-10-31 | - |
| dc.identifier.citation | Silva, Simone Pereira de Souza. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre os estudos realizados na PUC/SP. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35676 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico, a partir de uma análise das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A abordagem utilizada para a análise das dissertações foi a análise de conteúdo, que é empregada para analisar um material, de modo qualitativo, para melhor compreensão do mesmo. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil visa incluir no sistema educativo as pessoas que não puderam cursar a escola na idade ideal. Concluiu-se que a educação matemática na Educação de Jovens Adultos exige uma postura mais investigativa do professor, de modo a contextualizar os conteúdos matemáticos de acordo com a experiência de vida dos alunos. As dissertações pesquisadas abordaram a importância do papel do professor na questão do currículo, de modo que os conteúdos matemáticos sejam mais facilmente compreendidos pelos alunos da EJA, por meio de intervenções de ensino, aliando os conteúdos aos contextos vivenciados por esses alunos. Mas, nenhum estudo pesquisado destacou especificamente a formação do professor para a EJA. Devido à idade do público de EJA e as dificuldades para frequentar a escola, o currículo de matemática precisa conciliar o contexto desses alunos com os conteúdos matemáticos a serem ensinados em sala de aula. O diálogo, tanto por parte dos professores como dos livros didáticos, deve ser claro para facilitar a compreensão desses alunos | pt_BR |
| dc.description.abstract | This survey approaches about mathematics education in Education of Youth and Adult. Regarding the methodology, a qualitative survey of documentary and bibliographic nature, from an analysis of dissertations in the Graduate Program in Mathematics Education at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo was performed. The approach used for the analysis of dissertations was content analysis, which is used to analyze a material, qualitatively, for better understanding of it. The Education for Youth and Adults in Brazil seeks to include in the educational system the people that could not attend school in ideal age. It was concluded that mathematics education to Young Adult requires a more investigative approach of the teacher, in order to contextualize the mathematical contents according to the life experience of students. The dissertations surveyed approached the importance of the role of the teacher in question the curriculum, so that the mathematical content to be more easily understood by students of the EJA, through teaching interventions, combining the contents of the contexts experienced by these students. But no study has specifically researched highlighted the training of teachers for the EJA. Due to the age of the audience EJA and difficulties to attend school, the math curriculum needs to reconcile the context of these students with the mathematical content to be taught in the classroom. The dialogue, both by teachers and textbooks, must be clear to facilitate understanding of these students | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics Education | en_US |
| dc.subject | Education for Youth and Adults | en_US |
| dc.subject | Content analysis | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.title | Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre os estudos realizados na PUC/SP | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SIMONE PEREIRA DE SOUZA SILVA.pdf | 441,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

