REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Simone Pereira de Souza-
dc.contributor.advisor1Rossini, Renata-
dc.date.accessioned2023-07-05T19:50:35Z-
dc.date.available2023-07-05T19:50:35Z-
dc.date.issued2014-10-31-
dc.identifier.citationSilva, Simone Pereira de Souza. Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre os estudos realizados na PUC/SP. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35676-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfico, a partir de uma análise das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A abordagem utilizada para a análise das dissertações foi a análise de conteúdo, que é empregada para analisar um material, de modo qualitativo, para melhor compreensão do mesmo. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil visa incluir no sistema educativo as pessoas que não puderam cursar a escola na idade ideal. Concluiu-se que a educação matemática na Educação de Jovens Adultos exige uma postura mais investigativa do professor, de modo a contextualizar os conteúdos matemáticos de acordo com a experiência de vida dos alunos. As dissertações pesquisadas abordaram a importância do papel do professor na questão do currículo, de modo que os conteúdos matemáticos sejam mais facilmente compreendidos pelos alunos da EJA, por meio de intervenções de ensino, aliando os conteúdos aos contextos vivenciados por esses alunos. Mas, nenhum estudo pesquisado destacou especificamente a formação do professor para a EJA. Devido à idade do público de EJA e as dificuldades para frequentar a escola, o currículo de matemática precisa conciliar o contexto desses alunos com os conteúdos matemáticos a serem ensinados em sala de aula. O diálogo, tanto por parte dos professores como dos livros didáticos, deve ser claro para facilitar a compreensão desses alunospt_BR
dc.description.abstractThis survey approaches about mathematics education in Education of Youth and Adult. Regarding the methodology, a qualitative survey of documentary and bibliographic nature, from an analysis of dissertations in the Graduate Program in Mathematics Education at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo was performed. The approach used for the analysis of dissertations was content analysis, which is used to analyze a material, qualitatively, for better understanding of it. The Education for Youth and Adults in Brazil seeks to include in the educational system the people that could not attend school in ideal age. It was concluded that mathematics education to Young Adult requires a more investigative approach of the teacher, in order to contextualize the mathematical contents according to the life experience of students. The dissertations surveyed approached the importance of the role of the teacher in question the curriculum, so that the mathematical content to be more easily understood by students of the EJA, through teaching interventions, combining the contents of the contexts experienced by these students. But no study has specifically researched highlighted the training of teachers for the EJA. Due to the age of the audience EJA and difficulties to attend school, the math curriculum needs to reconcile the context of these students with the mathematical content to be taught in the classroom. The dialogue, both by teachers and textbooks, must be clear to facilitate understanding of these studentsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectMathematics Educationen_US
dc.subjectEducation for Youth and Adultsen_US
dc.subjectContent analysisen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre os estudos realizados na PUC/SPpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE PEREIRA DE SOUZA SILVA.pdf441,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.