Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36832
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A influência do trabalho com a motricidade na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | The influence the work with the motricity in Early Childhood Education |
Autor(es): | Alves, Roberta Meneghetti |
Primeiro Orientador: | Kolyniak Filho, Carol |
Resumo: | O presente trabalho buscou evidenciar a importância de se trabalhar com a motricidade na Educação Infantil. O ponto de partida foi uma exposição sumária das diferentes concepções de desenvolvimento humano e aprendizagem, citando seus maiores precursores, com o objetivo de se compreender com clareza o porquê de determinadas práticas pedagógicas utilizadas no cotidiano escolar. Este trabalho utilizou como referencial central os estudos de Wallon, Vítor da Fonseca e Manuel Sérgio por acreditar que o ser humano precisa ser visto, tratado e educado como um ser completo, com uma enorme capacidade de sempre superar seus limites. A ênfase foi dada à relação afetividade e aprendizagem presentes na abordagem walloniana, às relações entre o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem segundo Vítor da Fonseca e a importância da motricidade segundo Manuel Sérgio. Concomitantemente à revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa com uma sala composta por trinta e cinco alunos da rede pública de Educação Infantil de São Paulo. O processo de investigação utilizado baseou-se, primeiramente, em um diagnóstico realizado através de observação inicial da classe, onde foi possível constatar a imensa dificuldade de se trabalhar com os alunos devido à falta de atenção e concentração nas aulas. Após esta constatação, foram selecionadas brincadeiras que pudessem auxiliar no desenvolvimento da atenção. Estas brincadeiras eram então, trabalhadas com os alunos, e em seguida realizado o registro de cada aula pela professora, para que ao final de três meses pudessem ser observadas eventuais mudanças no comportamento das crianças. Ao final do prazo estipulado para a pesquisa, foi possível notar mudança no aspecto afetivo dos alunos para com a professora, onde o prazer em realizar as atividades e de vencer os desafios pôde proporcionar diversas formas de interação entre os mesmos, o que contribuiu para a construção da auto-estima e da auto-confiança das crianças, influenciando diretamente no processo de aprendizagem. Este avanço demonstrou ser o início de uma mudança positiva para a melhora da atenção dos alunos em sala de aula, porém o curto período de tempo impossibilitou uma averiguação detalhada da influência do trabalho com a motricidade no desenvolvimento da atenção dos alunos |
Abstract: | This work has highlighted the importance of working with the motricity in Early Childhood Education. The starting point has been a summary of the different conceptions of human development and learning, citing its major precursor, in order to understand clearly why certain teaching practices used in school life. This study used as a central reference studies Wallon, Vítor da Fonseca and Manuel Sergio for believing that human beings must be seen, treated and educated as a whole being, with enormous capacity to always exceed their limits. Emphasis was given to the affection and respect learning approach wallonian present in the relationship between psychomotor development and learning according Vitor da Fonseca and the importance of the motricity according Manuel Sérgio. Concomitant with the literature review was conducted a short survey of a classroom composed of thirty-five students of the kindergarten from public education from São Paulo. The research process used in this study was based primarily on a diagnosis made by an initial observation of the class, where we could see the immense difficulty of working with students due to lack of attention and concentration in the classroom. After this finding, some games were selected to assist their attention development. The teacher, then, worked with the students using this games, recording what she observed, to find out if at the end of three months could be observed any changes in the behavior of children. At the end of the stipulated time for research, there was noticeable change in the affective aspect of pupils-teacher relationship where the pleasure in performing the tasks and taking out challenges could provide different forms of interaction between them, which contributed to the building self-esteem and self-confidence of children, directly influencing their learning process. This advance proved to be the beginning of a positive change to improve the students 'attention in class, but the short period of time precluded a detailed investigation of the influence of work and motor development of students' attention. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Motricidade Afetividade Aprendizagem Early childhood education Motricity Affective Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Educação: Fundamentos e Contribuições da Neurociência |
Citação: | Alves, Roberta Meneghetti. A influência do trabalho com a motricidade na educação infantil. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação: Fundamentos e Contribuições da Neurociência) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36832 |
Data do documento: | 30-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTA MENEGHETTI ALVES.pdf | 354,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.