Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | O uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamental |
Autor(es): | Oliveira, Verginia Aparecida de |
Primeiro Orientador: | Margato, Adelaide Ferreira |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em analisar a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como possível recurso didático-pedagógico no estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira (LE). Trata-se de um gênero discursivo que faz parte do cotidiano dos alunos que apreciam a sua leitura. É importante a realização desta pesquisa para compreender como este material pode ser utilizado em sala de aula para promover atividades de leitura e criar nos alunos o hábito de ler visto que é comprovado o baixo índice de leitura, nos dias de hoje. Para embasar teoricamente esta análise, a presente pesquisa utiliza, entre outras teorias, o documento PCN-LE (Brasil 1998) e autores como Vergueiro (2008), Paiva (2003), Eisner (1999) e Margato (2002), que destacam não só a importância do uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, bem como o estímulo à habilidade de leitura que é fundamental para o aprimoramento no engajamento discursivo do aluno. Os resultados obtidos indicaram que o trabalho com Histórias em Quadrinhos como estímulo à habilidade leitora em Língua Estrangeira é um fator positivo, e sua utilização em sala de aula é viável tendo em vista que os alunos apreciam sua leitura e também pelo fato de que este material pode ser encontrado nas bancas de revistas e jornais em LE. Por fim, pretende-se que esta pesquisa sirva como um norteador a todos que a leram, principalmente a colegas de trabalho, professores e alunos de graduação, auxiliando-os a lidar com o material em questão, contribuindo assim como uma fonte de pesquisa para ampliação de seus conhecimentos |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Língua inglesa Habilidade de leitura |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Oliveira, Verginia Aparecida de. O uso de história em quadrinhos no estímulo à leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38018 |
Data do documento: | 12-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERGINIA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf Restricted Access | 394,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.