Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38160Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Fábio Luiz Barreto da | |
| dc.contributor.advisor1 | Rossini, Renata | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:59:10Z | - | 
| dc.date.available | 2023-08-31T13:59:10Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-11-25 | |
| dc.identifier.citation | Silva, Fábio Luiz Barreto da. Equação do segundo grau: um estudo das organizações praxeológicas em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental II. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38160 | - | 
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar como são apresentadas as equações do segundo grau em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental II. Sabemos que este tema tem sido trabalhado em instituição de ensino em todo o Território Nacional, contemplado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, editado em 1998 e também na Proposta Curricular para o ensino da Matemática, editado em 1997. Por essa importância, e por percebermos a necessidade desse tema na construção de conhecimento do aluno, pudemos desenvolver esta pesquisa com base nas análises de livros didáticos apoiado em pesquisas feitas em Educação Matemática. O nosso referencial teórico baseia-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard, da França, a partir da década de 1990. As pesquisas de Lins e Gimenez (1997) sobre aprendizagem significativa da álgebra também contribuíram para a elaboração de nosso trabalho. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo, por se tratar de uma análise de livros didáticos. Ela também assumirá um caráter documental. Assim, esse trabalho responde a seguinte pergunta: é possível resolver equações do segundo grau de diversas formas? Pudemos perceber, ao final das análises dos livros didáticos, a falta de tarefas que realmente ajudem o aluno em seu processo de aprendizagem e também a falta de técnicas diversas na resolução das tarefas | pt_BR | 
| dc.description.abstract | This research has the objective to investigate how they are presented to the equations of the second degree in textbooks of year 9 of elementary school II. We know that this issue has been worked in teaching institution in the entire National Territory, contemplated in the National Curricular Parameters of Mathematics, published in 1998 and also in the Curriculum Proposal for the teaching of Mathematics, edited in 1997. By this importance, and by perceiving the need of this theme in the construction of the student's knowledge, we develop this research based on analyzes of textbooks rests on research done in Mathematics Education. Our theoretical framework is based on Anthropological Theory of Didactic, developed by Yves Chevallard, of France, from the 1990s. The researches of Lins and Gimenez (1997) about meaningful learning of algebra also contributed to the drafting of our work. Our research has qualitative nature , because it is a review of textbooks. It also assumes a documentary character. Thus, this work responds to the following question: is it possible to solve equations of the second degree of various forms? We can realize, at the end of the analyzes of textbooks, lack of tasks that really help the student in their learning process and also the lack of various techniques in solving the tasks | en_US | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR | 
| dc.subject | Equações do segundo grau | pt_BR | 
| dc.subject | Análise de livros didáticos | pt_BR | 
| dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR | 
| dc.subject | Equations of the Second degree | en_US | 
| dc.subject | Analysis of textbooks | en_US | 
| dc.subject | Anthropological theory of didactic | en_US | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR | 
| dc.title | Equação do segundo grau: um estudo das organizações praxeológicas em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental II | pt_BR | 
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fábio Luiz Barreto da Silva.pdf Restricted Access  | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
