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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/3872
Tipo: | Tese |
Título: | Drama e sensibilidade: Migração, Xamanismo e Mulheres Mbya Guarani |
Autor(es): | Ciccarone, Celeste |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga |
Resumo: | Os Mbya parcialidade do povo Guarani representam a vida terrena como uma sucessão de eventos dramáticos que impelem a sociedade a produzir constantes reorganizações de sentido e estratégias caracterizadas pela mobilidade, como condição ontológica do seu modo de ser. O drama, que emerge no nível dos mitos de criação de mundos concebidos como instáveis e sujeitos à destruição, eclode no plano da história das relações de contato como redução progressiva dos espaços apropriados para a manutenção do seu sistema de vida, colocando em perigo a existência da sociedade. Nas tentativas de reparação e compensação dos dramas sociais, os Mbya recorrem aos mitos como instrumentos pçaraa a reflexividade do grupo, recriando-os numa memoória do futuro que da sentido às crises e às formas de mobilização acionadas para enfrentar as desordens. Neste contexto, a migração representa a modalidade mitico-histórico do movimento de conquista de novos espaçoes como processo de refundação do mundo e da sociedade, conduzido por grupos familiares articulados entre si por laços de parentesco e sob o guia da liderança xamânica. Um recente movimento migratório conduzido por um mulher xamã é analisado nesta tese como um percurso retrospectivo que inicia no contexto do drama social com a morte da líder, como condição que desencadeia a produção de narrativas autobiográficas sobre a migração e de relatos sobre a história de vida da xamã. O xamanismo é a instituição reguladora da ordem e paradigma da afabricação da pessoa, representando-o eixo de articulação simbólica das dimensões extraordinária e ordinária da existência da sociedade e do sujeito, sendo seu papel determinante tanto na condução dos processos migratórios quanto na orientação da vida social. É nessa articulação que caminha a construção desta tese buscando restabelecer, na constgrução da etnografia, as pontes (interrompidas na tradição dos estudos etnológicos sobre os Mbya) entre as grandes mobilizações, as manifestações rituais e as relações dasociabilidade da vida cotidiana desta sociedade xamânica, onde emergem as expressões da subjetividade e o protagonismo das mulheres como produtoras e reprodutoras da instável ordem social |
Abstract: | The Mbya part of the Guarani people represents the earthly life as a succession of dramatic events that pushes the society to constantly produce reorganizations of sense and strategies characterized by mobility, as na ontological condition of it s way of being. The drama, that emerges at the level of myths of creation of conceived worlds as unstable and subjected to destruction, arises in the plane of history s contact relationship as progressive reduction of appropriate space to the maintrnance of it s life system, putting in danger the society s existence. In the attempts of repairing and compensating the social dramas, the Mbya turn to their myths as instruments to the group s reflexivity, recreating them in a future memory that makes sense to their crisis and to ways of mobilization added to confront the disorder. In this context, the migration represents a mythical and historical kind of movement of conquest of new spaces as a re-foundation process of the world and the society, conducted by family groups articulated between themselves by family ties under the leadership of a female shaman. A recent migratory movement leaded by a shaman woman it s analyzed in this thesis as a retrospective course that begins in the social drama s context with the death of the leader, as a condition that unleashes a production of autobiographic narratives about migration and histories of the shaman woman s life. Shamanism it s the regulartor institution of order and paradigm of people s fabrication, representing the symbolic basis of the ordinary and extraordinary existence of the society and the individual, being it s role to determinate the migratory process as much as the social life s orientation. It s in this way this thesis walks, looking to re-establish, on the ethnographic construction, the connection(interrupted on tradition of the ethnological studies about Mbya) between big mobilizations, the ritual s manifestations and the sociability s relationship of the daily life of this shaman society, where emerges the expression of the subjectivity and the protagonism of women as producers and reproducers of this unstable social order |
Palavras-chave: | Indios Guarani -- Religiao e mitos Xamanismo Migracao Mulheres Mbya Movimento migratorio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
Citação: | Ciccarone, Celeste. Drama e sensibilidade: Migração, Xamanismo e Mulheres Mbya Guarani. 2001. 468 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3872 |
Data do documento: | 30-Dez-2001 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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