Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39341Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Coelho, Regina Célia Machado | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7103451205015514 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Noffs, Neide de Aquino | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6747056578531985 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-09-29T14:12:35Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-29T14:12:35Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
| dc.identifier.citation | Coelho, Regina Célia Machado. Educação Infantil, currículo, BNCC: campos de experiência. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39341 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho estuda a infância no Brasil como sujeito histórico e social, baseado em Philippe Ariès, na sua obra: “História Social da Criança e da Família”, o trabalho do professor na educação infantil (OLIVEIRA, 2019), a análise dos principais documentos regulatórios para a Educação Infantil, a partir da Constituição Federal de 1988, que inicia um olhar para a educação infantil, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o Plano Nacional de Educação (PNE) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, referência obrigatória para elaboração dos currículos e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. Também foram considerados o planejamento da professora de educação infantil e da professora do primeiro ano do ensino fundamental, o currículo da cidade de São Paulo e pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa terá como procedimentos metodológicos uma abordagem predominante qualitativa (CHIZZOTTI, 2003; GIL, 2002, LÜDKE; ANDRÉ, 2020) e descritiva, decorrente de uma pesquisa documental através da análise dos documentos oficiais de uma escola, nos quais a pesquisadora buscará dados para responder à pergunta “Como são articulados os direitos de aprendizagem na transição da educação infantil para o ingresso no primeiro ano do ensino fundamental?”. Este trabalho priorizou a narrativa e a experiência profissional e pessoal da autora, tanto no sistema público como no privado como elemento propulsor, possibilitando a compreensão e execução das ações registradas nesta obra | pt_BR |
| dc.description.abstract | The present work studies childhood in Brazil as a historical and social subject, based on Philippe Arièés, in his work: “História Social da Criança e da Família”, the work of the teacher in early childhood education (OLIVEIRA, 2019), the analysis of the main regulatory documents for Early Childhood Education, from the Federal Constitution of 1988, which begins a look at early childhood education, the Statute of the Child and Adolescent (ECA); the Law of Guidelines and Bases (LDB), the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the National Education Plan (PNE) up to the 2017 National Common Curricular Base (BNCC), mandatory reference for the preparation of curricula and pedagogical proposals for early childhood education, elementary and high school in Brazil. The planning of the kindergarten teacher and the teacher of the first year of elementary school, the curriculum of the city of São Paulo and bibliographical research were also considered. This research will have as methodological procedures a predominant Qualitative-predominant qualitative approach (CHIZZOTTI, 2003; GIL, 2002, LÜDKE; ANDRÉ, 2020) and Descriptive-descriptive, resulting from a documentary research through the analysis of official documents of a school, in which the researcher will seek data to answer the question: “How are learning rights articulated in the transition from early childhood education to entering the first year of elementary school?” This study prioritized the narrative and the author's professional and personal experience, both in the public and private systems, as a driving force, enabling the understanding and carry out of the activities registered in this work | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação São Paulo – FUNDASP | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Currículo-educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Education | en_US |
| dc.subject | Childhood education | en_US |
| dc.subject | Teacher training | en_US |
| dc.subject | BNCC | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
| dc.title | Educação Infantil, currículo, BNCC: campos de experiência | pt_BR |
| dc.title.alternative | Early Childhood Education, Curriculum, BNCC: fields of experience | en_US |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Regina Célia Machado Coelho.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

