REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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dc.creatorGottardo, Bruna Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316202796851302pt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621685976264300pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T20:59:12Z-
dc.date.available2024-01-27T20:59:12Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationGottardo, Bruna Santos. Contribuições da Abordagem Pikler para a formação e prática docente na primeiríssima infância (0 a 3 anos). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40876-
dc.description.resumoA pesquisa buscou investigar o processo de formação docente direcionado para a primeiríssima infância (0-3 anos). Para tal fim, teve por objetivo geral: compreender como a Abordagem Pikler é introduzida no Brasil e as contribuições para a formação e prática do professor da primeiríssima infância. Os principais referenciais teóricos utilizados para tecer uma rede de diálogo nesta pesquisa foram Appel e David (2021); Falk (2011, 2016) e Tardos (2016). A trajetória metodológica deste estudo fundamentou-se na abordagem qualitativa (Lüdke; André, 2020). O estudo costurou um diálogo entre os pilares piklerianos e documentos oficiais regulatórios e legislativos, como o Marco Legal da Primeira Infância (Brasil, 2021), e utilizou, como procedimentos de coleta de dados, as Rodas de Conversas (Warschauer, 1993) com um total de seis professoras que inspiram suas práticas na Abordagem Pikler e que trabalham em escolas das redes pública e privada, além de análise documental, a partir de um levantamento das grades curriculares de cursos de pedagogia que tratam de conteúdo para a primeiríssima infância. A pesquisa revelou que existe uma lacuna no processo formativo docente da primeiríssima infância e apontou que escolas públicas e privadas têm um papel fundamental na formação continuada dos professores de bebês e crianças bem pequenas e de suas famílias, considerando, nesse processo, o diálogo, a reflexão e a difusão da Abordagem Pikler com a realidade local, com o intuito contribuir para a qualidade e o desenvolvimento da formação e da prática docente na primeiríssima infânciapt_BR
dc.description.abstractThe research sought to investigate the teacher training process aimed at very early childhood (0-3 years), for this purpose, its general objective was: to understand how the Pikler Approach was introduced in Brazil and its contributions to the training and practice of schoolteachers in the very early childhood. The main theoretical references used to weave a dialogue network in this research were Appel & David (2021), Falk (2011, 2016), and Tardos (2016). The methodological path of this study was based on the qualitative approach (Lüdke & André, 2020). The study created a dialogue between Piklerian pillars and official regulatory and legislative documents, such as the Marco Legal da Primeira Infância (Brasil, 2021), and used the "Rodas de Conversas" (Warschauer, 1993) as data collection procedures with a total of six teachers who inspire their practices in the Pikler Approach, and who work in public and private schools; and documentary analysis, based on a survey of the curriculum of pedagogy courses that deal with content for very early childhood. The research reveals that there is a gap in the early childhood teacher training process and points out that public and private schools have a fundamental role in the continued training of teachers of babies and very young children and their families, considering in this process, dialogue, reflection and dissemination of the Pikler Approach with the local reality, with the aim of contributing to the quality and development of teaching training and practice in early childhooden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem Piklerpt_BR
dc.subjectPrimeiríssima infânciapt_BR
dc.subjectBebês e crianças bem pequenaspt_BR
dc.subjectFormação e prática docentept_BR
dc.subjectPikler approachen_US
dc.subjectVery early childhooden_US
dc.subjectBabies and very young childrenen_US
dc.subjectTeaching training and practiceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições da Abordagem Pikler para a formação e prática docente na primeiríssima infância (0 a 3 anos)pt_BR
dc.title.alternativeContributions of the Pikler Approach to teaching training and practice in very early childhood (0 to 3 years)en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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