REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAro, Gabriel Felippe Marion Mazeto de
dc.contributor.advisor1Cardozo, Missila Loures
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875277261974585pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T13:16:50Z-
dc.date.available2024-01-29T13:16:50Z-
dc.date.issued2023-11-14
dc.identifier.citationAro, Gabriel Felippe Marion Mazeto de. Estratégias de comunicação no E-sports para empresas fora do universo gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40933-
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo a análise e compreensão das estratégias de comunicação utilizadas por marcas que buscam adentrar o universo dos esportes eletrônicos. Os esportes eletrônicos (e-sports) vem ganhando cada vez mais destaque como um fenômeno de grande relevância, com competições que oferecem premiações cada vez mais substanciais. Um dos maiores responsáveis deste crescimento são as novas marcas que estão se inserindo no cenário, buscando conquistar este público fiel. Um dos objetivos deste estudo é analisar de maneira mais pessoal o perfil do consumidor dos esportes eletrônicos, de forma a compreendê-lo como público-alvo. Isso porque o público envolvido nesses eventos possui características, comportamentos e preferências próprias deste segmento. A pesquisa emprega métodos de estudo documental e bibliográfico, classificados como pesquisa qualitativa, visando investigar a estratégia de comunicação das marcas analisadas no cenário do e-sports, assim como sua capacidade de adaptação ao ambiente específico dos jogos eletrônicos. Adicionalmente, foi realizada uma entrevista semiestruturada em grupo, com participantes selecionados previamente com o critério de assistir torneios de e-sports. A intenção dessa ferramenta foi obter informações pessoais e de relevância para analisar o perfil do consumidor nesse nicho. Deste modo, ao compreender como o consumidor se comporta, enxerga e reage ao cenário de e-sports e as estratégias de comunicação que as marcas estudadas empregam, esta pesquisa possibilitará análises comunicativas neste contexto. As informações levantadas servirão de material de estudo e apoio para às marcas direcionarem suas ações de forma mais certeira e personalizada, se adaptando de formas autênticas e relevantes com este público. Para que a empresas alcancem seus objetivos, informações como o perfil do consumidor, estratégias de comunicação adaptadas e o entendimento do contexto são essenciais. Ao se aproximar do público-alvo de forma efetiva, as marcas podem estabelecer uma presença forte e competitiva no mercado dos esportes eletrônicos, facilitando a conquista de seus objetivospt_BR
dc.description.abstractThis study aims primarily at analyzing and understanding the communication strategies employed by brands seeking to enter the world of e-sports. E-sports (electronic sports) are increasingly gaining prominence as a phenomenon of great relevance, with competitions offering ever more substantial prizes. One of the major contributors to this growth is the emergence of new brands entering the scene, aiming to capture this loyal audience. One of the objectives of this study is to examine more closely the profile of the e-sports consumer, seeking to understand them as a target audience. This is because the audience involved in these events possesses characteristics, behaviors, and preferences unique to this segment. The research employs documentary and bibliographic study methods, classified as qualitative research, with the aim of investigating the communication strategy of the analyzed brands in the e-sports scenario, as well as their ability to adapt to the specific environment of electronic gaming. Additionally, a semi-structured group interview was conducted with participants selected based on the criterion of attending e-sports tournaments, aiming to get a more personal view of this market. Thus, by understanding how the consumer behaves, perceives, and reacts to the e-sports landscape and the communication strategies employed by the studied brands, this research will enable communicative analyses in this context. The gathered information will serve as study material and support for brands to direct their actions more precisely and personally, adapting in authentic and relevant ways to this audience. For companies to achieve their goals, information such as consumer profiles, adapted communication strategies, and an understanding of the context are essential. By effectively approaching the target audience, brands can establish a strong and competitive presence in the e-sports market, facilitating the achievement of their objectivesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportes eletrônicospt_BR
dc.subjectE-Sportspt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicação no E-Sportspt_BR
dc.subjectElectronic Sportsen_US
dc.subjectE-Sportsen_US
dc.subjectCommunicationen_US
dc.subjectCommunication in E-Sportsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação no E-sports para empresas fora do universo gamerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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