REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francineide Vieira do Nascimento
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4649673607966294pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T13:25:18Z-
dc.date.available2024-04-18T13:25:18Z-
dc.date.issued2023-11-19
dc.identifier.citationSilva, Francineide Vieira do Nascimento . Contribuições da cultura lúdica indígena para a educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41341-
dc.description.resumoNa sociedade, os jogos e brincadeiras tradicionais embora estejam presentes em diversos aspectos do nosso cotidiano, nem sempre são valorizados. Deste modo, necessitam ser resgatados e transmitidos com mais clareza, pois fazem parte do contexto de várias gerações que nos proporcionam conhecimentos muito mais do que imaginamos. Foi pensando nessas questões que busquei compreender e apresentar aos leitores, a origem e como a cultura lúdica indígena pode auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação infantil, tanto no sentido social quanto no educacional, isto é, voltados a práticas de jogos e brincadeiras, como uma construção significativa na identidade da criança e a importância de sua relação com a cultura dos povos nativos do Brasil. Com o intuito de valorizar a cultura indígena e a legislação que a torna obrigatória nas escolas, apresento brevemente as pautas contidas na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que tratam e defendem as concepções pedagógicas da Educação Escolar Indígena, também a funcionalidade, os desafios e possibilidades dessas situações práticas nas escolas indígenas e não indígenas. Ressalto estudos semelhantes para a importância e valor da formação e perfil do educador (a) sobre a temática indígena para que possam lidar com vários desafios que podem surgir com a introdução do ensino escolar. A temática indígena, por ser enriquecedora de conteúdo, sugerir aos docentes, uma sequência de jogos e brincadeiras de origem indígena, a confecção, além da forma de trabalhar essas propostas com as crianças, de maneira que não reforce visões estereotipadas sobre os povos indígenas, pois eles tem uma cultura rica e muito a nos ensinarpt_BR
dc.description.abstractIn society, traditional games, although they are present in various aspects of our daily lives, are not always valued. In this way, they need to be rescued and transmitted on more clearly, as they are part of the context of several generations that provide us with much more knowledge than we imagine. It was thinking about these issues that I sought to understand and present to readers, the origin and how the indigenous ludic culture can help in the process of development and learning of the child in Early Childhood Education, both in the social and educational sense, that is, focused on practices of games and games, as a significant construction in the identity of the child and the importance of its relationship with the culture of the native peoples of Brazil. In order to value the indigenous culture and the legislation that makes it mandatory in schools, I briefly present the guidelines contained in the LDB – Law of Guidelines and Bases of National Education (1996), which deal with and defend the pedagogical conceptions of Indigenous School Education, as well as the functionality, challenges and possibilities of these practical situations in indigenous and non-indigenous schools. I highlight similar studies for the importance and value of the educator's training and profile on the indigenous theme so that they can deal with various challenges that may arise with the introduction of school education. The indigenous theme, as it is enriching in content, suggests to the teachers, a sequence of games and games of indigenous origin, the making, in addition to the way to work these proposals with the children in a way that does not reinforce stereotyped views about the people indigenous people, as they have a rich culture and a lot to teach usen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectCultureen_US
dc.subjectIndigenous peoplesen_US
dc.subjectGames and gamesen_US
dc.subjectIndigenous educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições da cultura lúdica indígena para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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