Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sapelli, Carlos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1825992307609537 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mezan, Renato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1327661397187944 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T17:49:54Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T17:49:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.citation | Sapelli, Carlos. Que interpretação para o corpo nu de um artista? a performance La Bête de Wagner Schwartz no MAM-SP e a psicanálise. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42743 | - |
dc.description.resumo | Nesta tese trabalho com as interpretações em torno do possível tema psicanalítico da nudez, especificamente da nudez na performance La Bête de Wagner Schwartz, apresentada no MAM-SP em setembro de 2017. A intensa repercussão de La Bête se deu quando um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar uma criança, acompanhada da mãe, tocando uma parte do corpo do artista. A obra La Bête, isto é, “O Bicho”, foi uma performance em que o ator nu manipula uma réplica de plástico de uma escultura de Lygia Clark da série “Bichos”. Trata-se de uma produção que pede um gesto de interação com o público e que a inserção do elemento nu do corpo provoca um universo de linguagem plausível no contexto artístico. Investigo que o escândalo de alguns com a performance ocorreu sobretudo por desconhecimento, que na psicanálise pode ser dito “ignorância”, e/ou distanciamento contextual e artístico, o que os levou a difamações, ódio, falácias e censura. Em tempos de maciça divulgação e rápida propagação da (des)informação, me pareceu bastante conveniente estudar esse fenômeno social e psicanalítico e sua implicação no campo das artes. A partir daí, se desdobra a questão sobre o modo como o corpo nu de um artista pode ser interpretado. Para tanto, o método psicanalítico acompanha a elaboração no sentido de sua articulação entre as respectivas áreas do saber – arte e psicanálise – que estão em debate. Nessa abordagem, as fontes mais diversificadas, tais como jornais, revistas e publicações de artigos e livros, além de notícias da web percorreram, a maior parte do tempo entrelaçadas, todo o estudo. Em relação à análise das falas, as psicanálises de Freud a Lacan e seus comentadores, fundamentam a argumentação. Como um resto a concluir e diante do caráter repressivo e da ausência de uma interpretação única e literal para a nudez do performer, posso dizer que sem dúvida o corpo sexuado faz arte além de sexo | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis work with interpretations around the possible psychoanalytic themes of nudity, specifically nudity in the performance La Bête by Wagner Schwartz, presented at MAM-SP in September 2017. The intense repercussion of La Bête occurred when a video of said performance went viral on various social networks showing a child, accompanied by his mother, touching a part of the artist's body. The work La Bête, that is, “The Beast”, was a performance in which the naked actor manipulates a plastic replica of a sculpture by Lygia Clark from the “Bichos” series. It is a production that requires an interaction with a gesture along with the public and the insertion of the naked element of the body provokes a universe of language that is plausible in the artistic context. It is proposed that the scandal occurred mainly due to lack of knowledge, which in psychoanalysis can be said to be “ignorance”, and/or contextual and artistic distance, which led to defamation, hatred, fallacies and censorship. In times of dissemination and rapid spread of misinformation, it seems quite convenient to study this social and psychoanalytic phenomenon and its implications in the field of art. The question that unfolds is related to the interpretation of the artist's naked body. To this end, the psychoanalytic method accompanies the elaboration in the sense of its articulation between the respective areas of knowledge – art and psychoanalysis – that are under debate. In this approach, diverse sources, such as newspapers, magazines and publications of articles and books, in addition to web news, were analyzed in this study. The analysis of speeches and psychoanalyses from Freud to Lacan and his commentators support the argument. As a conclusion and given the repressive nature and the absence of a unique and literal interpretation for the performer's nudity, it is possible to say without a doubt that the sexualized body creates art beyond sex | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Wagner Schwartz | pt_BR |
dc.subject | La Bête | pt_BR |
dc.subject | Corpo nu | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Wagner Schwartz | en_US |
dc.subject | La Bête | en_US |
dc.subject | Naked body | en_US |
dc.subject | Psychoanalysis | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Que interpretação para o corpo nu de um artista? a performance La Bête de Wagner Schwartz no MAM-SP e a psicanálise | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Sapelli.pdf | 7,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.