REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Eduarda Vasconcelos da Mata
dc.contributor.advisor1Rossi Filho, Alecio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140921705677712pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T18:00:17Z-
dc.date.available2024-12-18T18:00:17Z-
dc.date.issued2024-11-28
dc.identifier.citationMachado, Eduarda Vasconcelos da Mata. Análise da aplicação estratégica de Product Placement como ferramenta de comunicação em ficções seriadas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43852-
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa tem a proposta de investigar o uso do Product Placement como ferramenta de comunicação em ficções seriadas, inferindo como as marcas utilizam dessa estratégia e qual o impacto da mesma para o consumidor. O objetivo é explorar e compreender melhor como as marcas se apresentam por meio dessas produções audiovisuais e qual relação visam estabelecer com as mesmas, analisando a utilização do Product Placement em diferentes produções atuais. Sendo assim, o trabalho é uma contribuição para esclarecer a problematização central do projeto, que se baseia em como as marcas se apresentam ao público a partir da utilização do Product Placement como uma estratégia de comunicação aplicada nas séries, qual relação pretendem firmar a partir dessa aparição e como isso pode influenciar a percepção dos consumidores sobre as mesmas. Para isso, são utilizados diferentes métodos de pesquisa e coleta de dados para obtenção e validação das informações alcançadas, abrangendo uma análise de conteúdo para explorar os dados adquiridos na pesquisa, um estudo e identificação de situações/momentos/frames em que as marcas aparecem para análise e classificação e uma revisão bibliográfica que trará contribuições teóricas para o trabalho. A pesquisa contará com estudos sobre as estratégias de persuasão utilizadas pelas marcas, a antropologia da visualidade usada para conquistar a audiência e a interação entre o espectador e a imagem, além de análises do comportamento da sociedade contemporânea, seus hábitos de consumo e motivações. Essas teorias e conceitos trarão um embasamento para a realização do trabalho de pesquisa, além de dados e estudos sobre o temapt_BR
dc.description.abstractThis research project aims to investigate the use of Product Placement as a communication tool in serial fiction, inferring how brands use this strategy and its impact on consumers. The goal is to explore and better understand how brands present themselves through these audiovisual productions and what relationship they aim to establish with them, analyzing the use of Product Placement in different current productions. Therefore, the work is a contribution to clarify the central problematization of the project, which is based on how brands present themselves to the public through the use of Product Placement as a communication strategy applied in series, what relationship they intend to establish through this appearance and how this can influence consumers' perception of them. To this end, different research and data collection methods are used to obtain and validate the information obtained, including a content analysis to explore the data acquired in the research, a study and identification of situations/moments/frames in which brands appear for analysis and classification, and a bibliographic review that will bring theoretical contributions to the work. The research will include studies on the persuasion strategies used by brands, the anthropology of visuality used to win over an audience and the interaction between the viewer and the image, as well as analyses of the behavior of contemporary society, its consumption habits and motivations. These theories and concepts will provide a basis for the research work, in addition to data and studies on the subject.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProduct Placementpt_BR
dc.subjectFerramenta de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectFicções seriadaspt_BR
dc.subjectProduções audiovisuaispt_BR
dc.subjectProduct Placementen_US
dc.subjectCommunication toolen_US
dc.subjectCommunication strategyen_US
dc.subjectSerial fictionen_US
dc.subjectAudiovisual productionsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleAnálise da aplicação estratégica de Product Placement como ferramenta de comunicação em ficções seriadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final - Product Placement_Eduarda_Carlos Augusto Alfel.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.