REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorAnunciação, Jaine Fernanda Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000044664165093pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vera Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435228781511894pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T18:59:47Z-
dc.date.available2025-06-09T18:59:47Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationAnunciação, Jaine Fernanda Mendonça. O In.Formar: do movimento de massa para a consciência de classe (1979 até 1992). 2025. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44427-
dc.description.resumoEste trabalho propõe discutir a organização/movimento denominada(o) In.Formar: Cultura e Educação Popular. A entidade contava com a participação direta de trabalhadores(as) – que residiam em espaços urbanos desprovidos de investimentos e que se configuravam como periferias da cidade de São Paulo, em particular na Zona Leste. Agregando pessoas de diversos segmentos sociais, suas principais protagonistas eram mulheres, tanto operárias como donas de casa, que lutavam por direitos de cidadania. Essas pessoas atuavam no sentido de apoiar, conscientizar e documentar os movimentos populares que se organizavam com o mesmo objetivo, visando mudar aquela realidade. O estudo se configura no resgate das estratégias de resistência que o In.Formar construiu com os movimentos reivindicatórios e de solidariedade que emergiram nos bairros de São Paulo, no período de 1980 a 1992. Usando a fotografia como suporte documental, o In.Formar atuou de várias maneiras junto aos movimentos populares, integrando-se às suas estratégias de lutas, subsidiando-os com conteúdos pedagógicos, com ênfase na educação popular, na pesquisa participativa e dando voz às pessoas comuns para expressarem seus problemas sociais, assim como definindo metas e objetivos estratégicos para solucioná-los de forma autônoma das “benesses” do Estado. A reconstituição desse movimento será realizada a partir de documentos inéditos, material iconográfico (até o momento não visitado pela historiografia existente), tanto no acervo do IIEP quanto das entrevistas coletadas de militantes e principais líderes. Buscar-se-á, do ponto de vista analítico, resgatar, das evidências contidas nas fontes, as características das múltiplas determinações que configuram a concretude social que ensejaram tal movimento, revelando-se, na medida do possível, sua ontologia enquanto ser social. Sempre em diálogo com a produção historiográfica que versa sobre a dinâmica desses movimentos populares naquele momento, dado que sobre o In.Formar não há ainda qualquer estudo, em que pese a importância que teve na dinâmica daquelas lutas na cidade de São Paulo, naquele contexto de estertores da ditadura civil-militar brasileirapt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to discuss the organization/movement called In.Formar: Popular Culture and Education. The entity had the direct participation of workers – who lived in urban áreas lacking investment and which were configured as outskirts of the city of São Paulo, particularly in the east zone. Bringing together people from different social segments, its main protagonists were women, both workers and housewives who fought for citizenship rights. They worked to support, raise awareness and document popular movements that were organized with the same objective, aiming to change that reality. The study is configured in the recovery of the resistance strategies that In.Formar built with the protest and solidarity movements that emerged in the neighborhoods of São Paulo, between 1980 and 1992. Using photography as documentary support, In.Formar acted in several ways with the popular movements, integrating itself into their strategies of struggle, subsidizing them with pedagogical content, with an emphasis on popular education, participatory research and giving voice to ordinary people to express their social problems, as well as defining strategic goals and objectives to solve them, independently of the “benefits” of the State. The reconstruction of this movement will be carried out based on unpublished documents, iconographic material until now unvisited by historiography, existing both in the IIEP collection and interviews collected with activists and main leaders. From an analytical point of view, we will seek to recover, from the evidence contained in the sources, the characteristics of the multiple determinations that configure the social concreteness that gave rise to such a movement, revealing, as far as possible, its ontology as a social being. Always in dialogue with the historiographical production that deals with the dynamics of these popular movements at that time, given that, on In.Formar, there is still no study, despite the importance it had in the dynamics of those struggles in the city of São Paulo, in that contexto of the death throes of the Brazilian civil-military dictatorshipen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIn.Formarpt_BR
dc.subjectMovimentos popularespt_BR
dc.subjectResistências de trabalhadores(as)pt_BR
dc.subjectLuta por direitos de cidadaniapt_BR
dc.subjectIn.Formaren_US
dc.subjectPopular movementsen_US
dc.subjectWorkers' resistanceen_US
dc.subjectStruggle for citizenshipen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO In.Formar: do movimento de massa para a consciência de classe (1979 até 1992)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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