Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente |
| Autor(es): | Oliveira, Danilo Sztutman |
| Primeiro Orientador: | Wajman, Sergio |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) no contexto escolar, orientado pela ética da psicanálise, analisando seus fundamentos, características, desafios e efeitos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica baseada em revisão de literatura, com análise de livros, artigos científicos e relatos de caso publicados. A seleção dos textos priorizou produções que discutissem o AT na escola, especialmente sob orientação psicanalítica. O método incluiu fichamentos e análises conceituais a partir de três eixos principais: a história e fundamentos do AT; sua articulação com a psicanálise; e a inserção do AT no campo da educação inclusiva. Nos resultados, o trabalho apresentou os principais conceitos que sustentam o AT como clínica do laço social e dispositivo ético de circulação. Em seguida, foi caracterizada a prática dentro da escola, bem como discutidos os atravessamentos que marcam a atuação do at na escola, como a relação com professores, família e instituição, assim como os riscos de sua função ser confundida com um papel disciplinar ou normativo. Por fim, foram analisados dois casos clínicos extraídos da literatura – “Menino Dinamite” e “Caso Gustavo” – que ilustraram os efeitos possíveis da presença do AT na escola e seus impasses. A discussão mostrou que o AT, ao apostar na singularidade do sujeito e na construção de um lugar possível na instituição, pode contribuir significativamente para processos de inclusão |
| Palavras-chave: | Acompanhamento terapêutico Psicanálise Escola Educação inclusiva Laço social |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Oliveira, Danilo Sztutman. Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765 |
| Data do documento: | 2-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Acompanhamento Terapêutico na Escola -_SERGIO WAJMAN.pdf | 942,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

