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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45394| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Ensino da matemática para aluno com deficiência visual e o papel do professor que atua no Ensino Fundamental - anos iniciais |
| Autor(es): | Luz, Jose Andeson Souza da |
| Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lúcia |
| Resumo: | Este estudo investiga a educação inclusiva de alunos com deficiência visual, com foco nas percepções e práticas de professores que atuam em classes comuns e em salas de recursos multifuncionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como questão norteadora: Como os professores de matemática lecionam para os alunos com deficiência visual, nos anos iniciais do ensino fundamental? Com base em uma abordagem qualitativa, foram utilizados o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com professores de uma escola municipal da cidade de Guarulhos. A revisão da literatura permitiu identificar múltiplas abordagens pedagógicas, metodológicas e políticas educacionais voltadas à inclusão no ensino da matemática, destacando, com base em autores como Vygotsky, Mantoan e Ausubel, a relevância da formação continuada, do acesso a materiais adaptados e da valorização das experiências sensoriais e sociais dos alunos com deficiência visual. Entre os pontos analisados, evidenciaram-se o reconhecimento, por parte dos docentes, da importância da convivência entre alunos com e sem deficiência para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes com deficiência visual, bem como a recorrente falta de formação específica, materiais acessíveis e apoio institucional como entraves à prática pedagógica inclusiva. As competências mais valorizadas pelos professores incluem, além do domínio técnico e metodológico, habilidades interpessoais e sensibilidade ao convívio com a diversidade. Tais achados dialogam com os pressupostos teóricos da educação inclusiva e indicam a necessidade de políticas públicas integradas que fortaleçam a prática docente e promovam uma escola verdadeiramente acessível. As contribuições deste estudo se estendem à formação de professores, às práticas pedagógicas e ao aprimoramento das políticas educacionais inclusivas |
| Abstract: | This study investigates inclusive education for students with visual impairments, focusing on the perceptions and practices of teachers working in regular classrooms and multifunctional resource rooms in the early years of elementary school. The guiding question of the research was: How do mathematics teachers teach students with visual impairments in the early years of elementary education? Based on a qualitative approach, the study employed a literature review, questionnaires, semi-structured interviews, and a discussion circle with teachers from a municipal school in the city of Guarulhos. The literature review identified multiple pedagogical, methodological, and educational policy approaches related to inclusion in mathematics education, highlighting—based on authors such as Vygotsky, Mantoan, and Ausubel— the importance of continuous teacher training, access to adapted materials, and the appreciation of students' sensory and social experiences. Among the key findings, teachers recognized the value of interaction between students with and without disabilities for the social and emotional development of students with visual impairments. However, they also reported a recurring lack of specific training, accessible materials, and institutional support as barriers to inclusive pedagogical practices. The most valued teacher competencies include not only technical and methodological knowledge but also interpersonal skills and sensitivity to diversity. These findings align with the theoretical foundations of inclusive education and underscore the need for integrated public policies that strengthen teaching practices and promote truly accessible schools. The contributions of this study extend to teacher education, pedagogical practices, and the improvement of inclusive educational policies |
| Palavras-chave: | Deficiência visual Inclusão Formação docente Práticas pedagógicas Políticas educacionais Visual impairment Inclusion Teacher education Pedagogical practices Educational policies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
| Citação: | Luz, Jose Andeson Souza da. Ensino da matemática para aluno com deficiência visual e o papel do professor que atua no Ensino Fundamental - anos iniciais. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45394 |
| Data do documento: | 19-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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