REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Heloisa Prates-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188115P7por
dc.contributor.advisor1Trivinho, Eugênio-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:14:54Z-
dc.date.available2015-01-27-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationPereira, Heloisa Prates. A sedução do falso: emergência e significação de falsos perfis nos websites de redes sociais. 2014. 208 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4676-
dc.description.resumoEsta pesquisa examina o estatuto e a significação dos falsos perfis criados por usuários em websites baseados em redes sociais. O objetivo principal da investigação foi compreender como esses perfis geram sentidos na comunicação tecnologicamente mediada. Ela foi realizada mediante revisão bibliográfica e análise semiótica. Sua fundamentação foram as teorias do discurso e da cibercultura, notadamente nas perspectivas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Slavoj i ek, José Luiz Aidar Prado e Eugênio Trivinho, bem como a teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin e a semiótica discursiva, com base em Algirdas J. Greimas. Com esteio nesta articulação teórica, compreende-se que há um discurso hegemônico sobre a cibercultura construído a partir da fantasia ideológica de que as conexões em rede são a base tecnológica para um mundo no qual serão superadas as coerções ao livre fluxo das significações, tornando compossíveis todos os antagonismos. A análise se debruça sobre um corpus formado por seis casos de falsos perfis criados nos sites de redes sociais mais populares no Brasil Facebook e Twitter , que foram divididos em três eixos de manifestação: o riso, o escárnio e o avesso. A hipótese defendida é de que os falsos perfis do avesso desconstroem essa fantasia e expõem sua falta constitutiva. Os outros dois tipos, ligados aos eixos do riso e do escárnio, fetichizados, ocupam a posição de pontos nodais do discurso. Eles agem como dispositivos que atiram o sujeito para dentro da fantasia ideológica da cibercultura, seduzindo-o a buscar a satisfação de seus impulsos de conexão no ciberespaço. Os perfis do riso e do escárnio tamponam o furo deixado à mostra pelos perfis do avesso. Na ambiguidade do conceito de falso, os primeiros perfis se sobrepõem aos últimos. Assim, a fantasia de plenitude do discurso hegemônico da cibercultura se restabelece, reordenando as práticas sociais do presente pelo desmentido de sua falha constitutiva. Uma vez que a interação via websites e aplicativos de redes sociais tornou-se padrão de comportamento incontornável para a sociabilidade nos dias atuais e que, nesses contextos digitais, multiplicam-se os falsos perfis, a pesquisa pretende contribuir para a área de Comunicação e para o campo de estudos da cibercultura mediante proposição de avanços teóricos na compreensão deste fenômeno da comunicação social contemporâneapor
dc.description.abstractThis research examines the status and the significance of fake profiles created by users inwebsites based on social networks. The main objective of this investigation was to understandhow these profiles generate meanings in technologically mediated communication. It wasconducted through literature review and semiotic analysis. Its foundations were the theories ofdiscurse and cyberculture, on the perspective of Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Slavoj i ek, José Luiz Aidar Prado and Eugênio Trivinho, as long as Mikhail Bakhtin's theory oflanguage and Algirdas J. Greimas's approach on the discursive semiotic. Underpinned by thistheoretical articulation, we understand that there is an hegemonic discurse of cyberculturebuilt from the ideological fantasy that network connections are the technological basis for aworld in wich the constraints to the free flow of significantions will be overcome, turningcompossible all the antagonisms. The analysis bends over a corpus composed of six cases offake profiles created on the most popular social networking sites in Brazil Facebook andTwitter , which were divided into three axes of manifestation: the laughter, the derision andthe reverse. The hypothesis advocated is that the fake profiles of the reverse deconstruct thisfantasy and expose its constitutive lack. The other two types, linked to the axes of thelaughter and the derision, fetishized, occupy the position of nodal points of the discurse. Theyact as dispositives that shoot the subject into the ideological fantasy of cyberculture, seducinghim to seek the satisfaction of his impulses of connection in cyberspace. The profiles of thelaughter and of the derision plug the hole rendered visible by the profiles of the reverse.Within the ambiguity of the concept of "fake", the first profiles overlap the last ones. Thus,the fantasy of plenitude of the hegemonic discurse of ciberculture is restored, reordening thesocial practices in the present by the denegation of its constitutive lack. Since the interactionvia social networking websites and applications has become an unavoidable standard ofbehavioring for nowadays sociability, and that into these digital contexts the fake profilesmultiply themselves, the research aims to contribute to the Communication field and to thecyberculture studies by proposing theoretical advances in understanding this phenomenon ofcontemporary social communication.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13486/Heloisa%20Prates%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSemiótica discursivapor
dc.subjectFalsos perfispor
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectDiscurseeng
dc.subjectDiscursive semioticseng
dc.subjectFake profileseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA sedução do falso: emergência e significação de falsos perfis nos websites de redes sociaispor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Prates Pereira.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.