REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: Memória e representação da figura do Rei Momo na mídia impressa (1930-1945)
Autor(es): Garrini, Selma Peleias Felerico
Primeiro Orientador: Ferreira, Jerusa Pires
Resumo: Esta dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo a figura do Rei Momo retratada pela Imprensa brasileira, no período de 1930 a 1945. Este período foi escolhido, pelo fato de que em 1933 surgiu pela primeira vez, no Brasil, um Rei Morno de "carne e osso". O monarca deixou de ser representado por um boneco de papelão e passou a ter vida própria, reinando nos salões de baile, acompanhando os desfiles carnavalescos, enfim, comandando a festa, nos três dias de folia do ano. A mídia impressa tomou-se o foco principal desta pesquisa, porque foi em uma redação de jornal que foi escolhido o primeiro Rei Morno da nossa história. Em 1933, Francisco Moraes Cardoso, um redator de Turfe, que prontamente aceitou a idéia e passou a comandar o carnaval carioca, tornar-se-ia a primeira pessoa a encarnar o personagem carnavalesco dentro dos festejos no Brasil. O corpus deste trabalho é as revistas de interesse geral do período de 1930 a 1945, como O Malho, Careta, Fon-Fon e O Cruzeiro, citadas como de grande importância em toda a bibliografia colhida sobre Carnaval. O trabalho tem seu início com um histórico do Carnaval no Brasil, no qual são retratados os costumes, brincadeiras e hábitos do povo brasileiro e suas transformações durante seu longo percurso até chegarmos aos tempos modernos, para criarmos uma cena especial na qual introduziremos a figura do Rei Momo. Aí temos desde a primeira vez em que ele foi representado no Brasil, em 1910, no circo, pelo palhaço negro, Benjamim de Oliveira, passando por fotos e fatos históricos dos outros monarcas do Rio de Janeiro e outras figuras conhecidas do carnaval carioca, como o Cidadão Momo, o Cidadão Samba, entre outros. Além de fotos e registros históricos, temos mais três capítulos, nos quais anúncios publicitários, ilustrações em capas de revistas e caricaturas retratam a figura de Momo e a vida política e cotidiana do Brasil, no Estado Novo, período de Getúlio Vargas e a urbanização da cidade do Rio de Janeiro. Em seguida temos um capítulo para apresentar de forma cronológica os fatos de maior importância na História do Carnaval carioca. E finalizando o trabalho, temos um capítulo que procura dar maiores informações sobre as revistas, de interesse geral, pesquisadas
Abstract: The purpose of this Master Degree thesis is to analyze how the Rei Momo character was shown by the Brazilian press, from 1930 to 1945. This period was chosen due to the fact that in 1933 a Rei Momo first appeared in Brazil, "live". The king was no longer represented by a cardboard puppet, but the became ative, always present in the ballrooms folIowing the Carnaval parades, reading the party during the year' s three partying days. The press media became the focus of this research, since the first Rei Momo of our history was chosen in a news agency in 1933, Francisco Moraes Cardoso, a Turf writer, who promptly accepted the idea and started to lead Rio de Janeiro's carnaval. The corpus of this work consists of magazines of general interest published from 1930 to 1945, O Malho, Careta, Fon-Fon e O Cruzeiro, mentioned with a strong emphasis in alI the bibliography gathered about Carnaval. The work starts with a history of Carnaval in Brazil, in which the habits, jokes and usual ways of the Brazilian people and its transformations during the period until modern times, alIowing us to create a special scene where we will introduce the Rei Momo character. lt shows the very first time the character was represented in Brazil in 1910, in the circus, the black clown, Benjamim de Oliveira, showing pictures and historical facts of the other Rio de Janeiro kings and other popular characters of Rio's Carnaval, such as the Momo citizen, the samba citizen, among others. ln addition to pictures and historical records, we have three additional chapters, in which ads, magazine covers illustrations and caricatures depict the Momo characterand Brazil political and routine life, in the Estado Novo, the period of Getúlio Vargas and the urbanization ofthe city of Rio de Janeiro. Next we have a chapter that seeks to provide further information on the researched magazmes. To finalize the work, we present in chronological arder the most relevant facts of Rio's Carnaval history
Palavras-chave: Carnaval -- Historia -- Rio de Janeiro, RJ
Rei Momo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Garrini, Selma Peleias Felerico. Memória e representação da figura do Rei Momo na mídia impressa (1930-1945). 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5169
Data do documento: 30-Nov-2004
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