REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Eliana Nardelli de-
dc.contributor.advisor1Feldmann, Marina Graziela-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:46Z-
dc.date.available2007-09-06-
dc.date.issued2006-06-26-
dc.identifier.citationCamargo, Eliana Nardelli de. Formação de professores no Programa Jornal, Escola e Comunidade. 2006. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9901-
dc.description.resumoConsiderada a possibilidade de mais de uma estratégia para o aperfeiçoamento da prática docente, este trabalho teve como objetivo, investigar as contribuições que um programa não escolarizado, emanado de um jornal diário e elaborado para conquistar leitores pode acrescentar à prática dos professores. Além destas contribuições, e em decorrência delas, através da pesquisa, concluiu-se que o referido programa pode ser considerado um programa de formação de professores, já que, exercendo influência sobre o projeto político pedagógico da escola, determina as escolhas didáticas dos professores e possibilita-lhes iniciar-se nas práticas da resistência aos modelos cristalizados de currículo e da construção de uma voz que reflita os anseios da comunidade escolar. Constatou-se ainda que embora o dinamismo das demandas de atualização dos professores requeira que seu conhecimento pedagógico deva permanecer em constante construção, para além deste conhecimento específico, torna-se imperativa sua imersão na realidade. Entretanto, somente a exposição às notícias veiculadas pelo jornal diário não agrega à prática docente valores pedagógicos. É preciso que o currículo dos programas de formação de professores preveja a exploração desse cotidiano como estratégia fundamental para atingir seus objetivos. O programa selecionado, denominado Jornal, Escola e Comunidade é mantido pelo jornal A Tribuna, de Santos, SP, e o caminho percorrido até estas conclusões envolveu um estudo sobre o potencial do uso do jornal na sala de aula; o levantamento de características que concorrem para que um programa de formação de professores se estabeleça; pesquisa documental para apresentar o programa em foco e entrevistas com docentes que atuam em uma escola pública localizada no município de Mongaguá, na Costa da Mata Atlântica, SPpor
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the contribution of a non standard education program of a daily newspaper to the improvement of the teaching staff practice. As a result, we conclude that it can be considered as a training program to the teachers once by the influence that it performs on the school s political pedagogic program it can define the didactics choices of the teachers allowing them to get a critical view about the traditional curricula in order to build a new point of view which reflects the whishes of the school s community. We still realized that the energy of the teacher s updating process requires a constant building of their pedagogic knowledge further than their specific issues making mandatory the immersion in the reality. However, only being exposed to the news doesn t add pedagogic values to the teaching practice. Thus, the curricula of the programs of teaching education must explore that resource as a fundamental strategy to get its aims. We worked with the so called Jornal, Escola e Comunidade program of the newspaper A Tribuna de Santos, SP and the study that we have done involved the analysis about the potential use of newspapers in classes and the identification of the characteristics which contributes to set up a teaching education program. Besides that we have done a documental research to present this program and we also interviewed some teachers who work in a public school of Mongaguá, a small city on the Mata Atlântica Coast, at the seaside of São Pauloeng
dc.description.sponsorshipSecretaria do Estado e Educação-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22984/Tese%20Eliana%20Nardelli%20de%20Camargo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectJornal na educaçãopor
dc.subjectProgramas jornal na educaçãopor
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectEducational researcheng
dc.subjectNewspaper education programeng
dc.subjectNewspaper teacher education programeng
dc.subjectInformal teacher educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectTeacher education programeng
dc.subjectTeacher improvementeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTribuna de Santos (Jornal) Programa Jornal, Escola e Comunidadepor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação de professores no Programa Jornal, Escola e Comunidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Eliana Nardelli de Camargo.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.