REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sergio Roberto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4574728918077850pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149850270827679pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T18:13:06Z-
dc.date.available2022-02-22T18:13:06Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationSouza, Sergio Roberto de. Forma escolar e cultura escolar da educação a distância: análise de um curso bacharelado em Administração. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24887-
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é a forma escolar e a cultura escolar do modelo presencial e da modalidade EaD de um curso Bacharelado em Administração, ofertado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na cidade de São Paulo. A problematização do tema interpôs a questão: em relação à forma escolar e a cultura escolar, quais características se mantêm e quais divergem em modalidades diferentes de um mesmo curso da educação superior? Visando a uma resposta provisória para essa problematização, evidenciou-se a seguinte hipótese: há um fetiche em relação à EaD, considerando-a como inovação na educação; talvez, a única mudança efetiva seja chegar em lugares que não têm cursos presenciais e ser acessível para quem tem poucos recursos, mas a forma escolar e a cultura escolar da EaD são muito semelhantes às da educação presencial. Desse modo, a pesquisa se colocou os seguintes objetivos: geral – Identificar os elementos da forma e da cultura escolar que se mantêm e os que divergem em um curso da educação superior, modelo presencial e modalidade EaD; específicos – Analisar o conceito de “o novo” na educação superior com a expansão da EaD no Brasil; identificar os elementos constituidores da forma escolar e da cultura escolar em um curso de Bacharelado em Administração, modelo presencial e modalidade EaD e analisar quais os elementos constituidores da forma escolar e da cultura escolar permanecem e quais divergem entre o modelo presencial e a modalidade EaD. Tratou-se de uma pesquisa documental, com base nas dimensões de Cellard (2012), em que foram analisados os seguintes documentos institucionais da IES: projeto pedagógico de curso (PPC), Planos de ensino e Planos de aulas de ambas as modalidades do Bacharelado em Administração. Os procedimentos de análise contaram, para a construção do roteiro e análise dos dados coletados, com os estudos de Vincent, Lahire e Thin (2001) sobre a forma escolar; de Nadal (2007), Nóvoa (1999) e Viñao Frago (1995, 2006), sobre a cultura escolar e de Saviani (1980), relacionados à inovação na educação. Os resultados da pesquisa indicaram que o modelo presencial e a modalidade EaD compartilham de aspectos em comum quanto à forma escolar e à cultura escolar, diferindo em alguns outros. Estão presentes em ambas as modalidades o espaço e o tempo escolares, rigidamente estabelecidos, ainda que o PPC da modalidade EaD propague o caráter de flexibilidade e autonomia ao aluno; a característica de escola graduada, seriada, na qual se supõe que os alunos tenham o mesmo nível de conhecimento e competências; a pedagogização das relações e o aprendizado das formas de poder. Os aspectos que diferem entre as duas modalidades, destacam-se a possibilidade do aluno da EaD desenvolver os seus próprios métodos de aprendizagem, como demostraram os Planos de ensino e Planos de aulas dessa modalidade, deslocando o foco do ensino para os modos de aprender, e a quebra da cultura do escrito, permitindo que os alunos com deficiências realizem e entreguem trabalhos por meio de vídeos pelo AVA. Considera-se, ainda, que os documentos institucionais analisados não dão pistas de que o curso na modalidade EaD elabore a sua própria cultura escolar, explicitando os limites desta pesquisa, pela ausência da dimensão empírica que analisaria as relações e práticas que, porventura, reorganizam a forma escolar e alteram a cultura escolar. A inovação que a EaD traz para a educação é em relação aos meios, compondo com o tradicional, ou seja, com o modelo presencial, sem alterar a instituição e as finalidades da educação. Contudo, mantém a sua importância em relação à democratização e universalização da educação superior e contribuição para diminuir as desigualdades de acessopt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research is the school form and the school culture of the face-to-face and the e-learning models of a Bachelor's degree course in Business, offered by a private Higher Education Institution (HEI) located in the city of São Paulo. The problematization of the theme posed the following question: in relation to the school form and the school culture, which characteristics are maintained and which are not in different modalities of the same higher education course? Aiming at a provisional answer to this question, the following hypothesis was evidenced: there is a fetish in relation to e-learning, considering it as an innovation in education; perhaps, the only effective change it brings is to reach places that do not have faceto-face courses and to be accessible to those who have few resources, but the school form and the school culture of the e-learning model are very similar to those of face-to-face education. In this way, the research has set itself the following objectives: General - To identify the elements of school form and culture that remain and those that diverge in the face-to-face model and e-learning modality of a higher education course; Specific - To analyze the concept of "the new" in higher education due to the expansion of e-learning in Brazil; to identify the constituent elements of school form and school culture in the face-to-face model and e-learning modality of a Bachelor in Business course, and to analyze which constituent elements of school form and school culture remain and which diverge between the face-to-face model and the e-learning modality. This was a documental research, based on the theories of Cellard (2012), in which the following institutional documents of the HEI were analyzed: pedagogical project of the course (PPC), teaching plans and lesson plans of both modalities of the Bachelor's degree in Business. The analysis procedures relied, for the construction of the script and analysis of the data collected, on the studies of Vincent, Lahire, and Thin (2001) about the school form; of Nadal (2007), Nóvoa (1999), and Viñao Frago (1995, 2006), about school culture, and of Saviani (1980), related to innovation in education. The results of the research indicated that the face-to-face model and the e-learning modality share aspects in common as to school form and school culture, differing in some others. The school space and time present in both modalities are rigidly established, even though the PPC of the e-learning modality promotes flexibility and autonomy for the student; the characteristic of a graded, serial school, in which it is assumed that the students have the same level of knowledge and competencies; the pedagogization of relationships, and the learning of forms of power. Aspects that differ between the two modalities are the possibility for e-learning students to develop their own learning methods, as shown in the Teaching Plans and Lesson Plans of this modality, shifting the focus from teaching to the ways of learning, and the break from the culture of writing, allowing students with disabilities to deliver work through videos through the VLE. It is also considered that the institutional documents analyzed do not give clues that the course in e-learning modality elaborates its own school culture, explaining the limits of this research, by the absence of the empirical dimension that would analyze the relations and practices that, perhaps, reorganize the school form and change the school culture. The innovation that e-learning brings to education is in relation to the means of access, complementing the traditional means, that is, the face-to-face model, without changing the institution and the purposes of education. However, it maintens its importance in relation to the democratization and universalization of higher education and contribution to reducing access inequalitiesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectForma escolarpt_BR
dc.subjectDistance educationen_US
dc.subjectHigher Educationen_US
dc.subjectSchool formen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleForma escolar e cultura escolar da educação a distância: análise de um curso bacharelado em Administraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Roberto de Souza.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.