Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36353
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca do ensino de conteúdos de dança nos currículos das escolas do Brasil |
Autor(es): | Jacomelli, Sofia Quintiliano Viudes |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Ana Cristina Echevengua Hercoles, Rosa Maria |
Resumo: | Fundamentada na ideia de que a dança pode ser entendida como constitutiva da emancipação crítica na formação do sujeito, esta pesquisa tem por objetivo analisar a Base acional Comum Curricular, um documento oficial que estabelece as normas de ensino básico no Brasil, escrita a partir de parâmetros que estão pautados nos contextos sociais e políticos do país. Questiona-se, então, qual entendimento de dança está sendo promovido, propondo analisar quais os impactos do ensino desta prática, quando moldado dentro de uma certa lógica institucional e orientado por uma base curricular. Junto de pesquisadores do documento, podendo citar Bittencourt, Kraemer e Meneghelli (2022), Teixeira e Pedroso (2018), Nogueira e Dias (2018) e Silva (2021), encontraremos que os conceitos estabelecidos na Base e as ideologias sustentadas se apresentam antagônicos à realidade da educação do país, bem como falhos para se pensar a construção do sujeito. A partir destes pressupostos, entende-se que a lógica utilizada para a elaboração das normas de ensino nacional não é restrita à BCC. Ao observar a relação com a Arte, especificamente a Dança vinculada às leis do século XIX, estuda-se que tais normas fomentam parâmetros ditados pelas instituições públicas e que vão vigorar no país com o interesse na construção de um "sujeito cívil". Deste modo, a pesquisa segue com Oliveira (2017), Nogueira e Dias (2018), Teixeira, (2012), Melo (2014, 2016) e Schwarcz e Starling (2015) olhando para o século XIX, no Brasil, quando a dança se ata à uma discussão pública, à demanda de um governo. Por fim, levanta-se a questão: Será possível pensar em uma Base acional que vincule seus princípios à formação do indivíduo com vistas a sua autonomia? |
Palavras-chave: | BCC Dança Educação Século XIX Autonomia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Comunicação das Artes do Corpo |
Citação: | Jacomelli, Sofia Quintiliano Viudes. Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca do ensino de conteúdos de dança nos currículos das escolas do Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36353 |
Data do documento: | 3-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sofia Quintiliano Viudes Jacomelli - TCC.pdf | 357,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.