REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca do ensino de conteúdos de dança nos currículos das escolas do Brasil
Autor(es): Jacomelli, Sofia Quintiliano Viudes
Primeiro Orientador: Teixeira, Ana Cristina Echevengua
Hercoles, Rosa Maria
Resumo: Fundamentada na ideia de que a dança pode ser entendida como constitutiva da emancipação crítica na formação do sujeito, esta pesquisa tem por objetivo analisar a Base acional Comum Curricular, um documento oficial que estabelece as normas de ensino básico no Brasil, escrita a partir de parâmetros que estão pautados nos contextos sociais e políticos do país. Questiona-se, então, qual entendimento de dança está sendo promovido, propondo analisar quais os impactos do ensino desta prática, quando moldado dentro de uma certa lógica institucional e orientado por uma base curricular. Junto de pesquisadores do documento, podendo citar Bittencourt, Kraemer e Meneghelli (2022), Teixeira e Pedroso (2018), Nogueira e Dias (2018) e Silva (2021), encontraremos que os conceitos estabelecidos na Base e as ideologias sustentadas se apresentam antagônicos à realidade da educação do país, bem como falhos para se pensar a construção do sujeito. A partir destes pressupostos, entende-se que a lógica utilizada para a elaboração das normas de ensino nacional não é restrita à BCC. Ao observar a relação com a Arte, especificamente a Dança vinculada às leis do século XIX, estuda-se que tais normas fomentam parâmetros ditados pelas instituições públicas e que vão vigorar no país com o interesse na construção de um "sujeito cívil". Deste modo, a pesquisa segue com Oliveira (2017), Nogueira e Dias (2018), Teixeira, (2012), Melo (2014, 2016) e Schwarcz e Starling (2015) olhando para o século XIX, no Brasil, quando a dança se ata à uma discussão pública, à demanda de um governo. Por fim, levanta-se a questão: Será possível pensar em uma Base acional que vincule seus princípios à formação do indivíduo com vistas a sua autonomia?
Palavras-chave: BCC
Dança
Educação
Século XIX
Autonomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Comunicação das Artes do Corpo
Citação: Jacomelli, Sofia Quintiliano Viudes. Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca do ensino de conteúdos de dança nos currículos das escolas do Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36353
Data do documento: 3-Mar-2023
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