REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37031
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Representações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental II
Autor(es): Batista, Ligia Monteiro
Primeiro Orientador: Penna, Luciana
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre o processo de ensino – aprendizagem de língua inglesa de uma turma de 9º ano em uma escola pública situada na cidade de Guarulhos. Está embasado na teoria de Moscovici (1961), corroborado por Jodelet (1989) e no estudo de crenças sobre aprendizagem de línguas de Barcelos (2001). Sob o aporte teórico dos autores Yin (2005), Spencer (1993), Johnson (1992), a metodologia aplicada é o estudo de caso cujo paradigma interpretativista objetiva compreender e explicar o mundo social dos alunos a partir de suas percepções e pontos de vista sobre a disciplina de inglês dentro do sistema público de ensino. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), este estudo estabelece reflexões acerca da proposta de ensino - aprendizagem de línguas trazida pelo documento e a visão apresentada pelos alunos. Com base na análise das informações é possível escolher metodologias mais coerentes com o perfil do aprendiz e assim construir uma prática mais motivadora na qual ele perceba a língua inglesa como um instrumento de emancipação na construção de sua cidadania
Palavras-chave: Representações
Ensino aprendizagem
Inglês
Escola pública
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Batista, Ligia Monteiro. Representações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental II. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37031
Data do documento: 12-Fev-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA MONTEIRO BATISTA.pdf
  Restricted Access
1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.