REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorBatista, Ligia Monteiro
dc.contributor.advisor1Penna, Luciana
dc.date.accessioned2023-08-15T13:45:05Z-
dc.date.available2023-08-15T13:45:05Z-
dc.date.issued2019-02-12
dc.identifier.citationBatista, Ligia Monteiro. Representações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental II. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37031-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre o processo de ensino – aprendizagem de língua inglesa de uma turma de 9º ano em uma escola pública situada na cidade de Guarulhos. Está embasado na teoria de Moscovici (1961), corroborado por Jodelet (1989) e no estudo de crenças sobre aprendizagem de línguas de Barcelos (2001). Sob o aporte teórico dos autores Yin (2005), Spencer (1993), Johnson (1992), a metodologia aplicada é o estudo de caso cujo paradigma interpretativista objetiva compreender e explicar o mundo social dos alunos a partir de suas percepções e pontos de vista sobre a disciplina de inglês dentro do sistema público de ensino. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), este estudo estabelece reflexões acerca da proposta de ensino - aprendizagem de línguas trazida pelo documento e a visão apresentada pelos alunos. Com base na análise das informações é possível escolher metodologias mais coerentes com o perfil do aprendiz e assim construir uma prática mais motivadora na qual ele perceba a língua inglesa como um instrumento de emancipação na construção de sua cidadaniapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleRepresentações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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