Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37031| Tipo: | Monografia de Especialização | 
| Título: | Representações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental II | 
| Autor(es): | Batista, Ligia Monteiro | 
| Primeiro Orientador: | Penna, Luciana | 
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre o processo de ensino – aprendizagem de língua inglesa de uma turma de 9º ano em uma escola pública situada na cidade de Guarulhos. Está embasado na teoria de Moscovici (1961), corroborado por Jodelet (1989) e no estudo de crenças sobre aprendizagem de línguas de Barcelos (2001). Sob o aporte teórico dos autores Yin (2005), Spencer (1993), Johnson (1992), a metodologia aplicada é o estudo de caso cujo paradigma interpretativista objetiva compreender e explicar o mundo social dos alunos a partir de suas percepções e pontos de vista sobre a disciplina de inglês dentro do sistema público de ensino. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), este estudo estabelece reflexões acerca da proposta de ensino - aprendizagem de línguas trazida pelo documento e a visão apresentada pelos alunos. Com base na análise das informações é possível escolher metodologias mais coerentes com o perfil do aprendiz e assim construir uma prática mais motivadora na qual ele perceba a língua inglesa como um instrumento de emancipação na construção de sua cidadania | 
| Palavras-chave: | Representações Ensino aprendizagem Inglês Escola pública  | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | 
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | 
| Citação: | Batista, Ligia Monteiro. Representações no processo de ensino aprendizagem de línguas na escola pública: um estudo de caso no final do Ensino Fundamental II. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito | 
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37031 | 
| Data do documento: | 12-Fev-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIGIA MONTEIRO BATISTA.pdf Restricted Access  | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
