REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39704
Tipo: Tese
Título: A cruzada pelo ensino técnico no estado de São Paulo em tempos de ditadura: o governo Abreu Sodré e a educação desenvolvimentista (1967-1971)
Autor(es): Broti, Marcelo Peralli
Primeiro Orientador: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: A tese proposta tem por objetivo analisar as políticas educacionais do governo Abreu Sodré (1967-1971), a partir da abordagem de uma rede de influências, interesses e propostas alinhados a uma política desenvolvimentista implantada pelo governo militar. As fontes são livros lançados pelo governador, documentos oficiais, como decretos, ofícios, as legislações da época (que podem ser consultada no site do Diário Oficial do Estado de São Paulo), o Plano Estadual de Educação de Estado de São Paulo Biênio 1970-1971 e publicações da imprensa durante o período de mandato. A pesquisa propõe analisar como a teoria do capital humano, a política desenvolvimentista do governo militar e as experiências dos intelectuais que compuseram seu governo contribuíram para a criação de políticas públicas, instituições educacionais e como estas serviram de instrumentos de hegemonia social. Como proposta de análise partimos dos aportes teóricos intelectual e hegemonia cultural, de Antonio Gramsci e experiência, do historiador inglês E.P Thompson, além da história das ideias, que deve ser apresentada como uma modalidade historiográfica relacionada a um campo específico. Gramsci contribui para uma maior compreensão da atuação dos intelectuais orgânicos formados pelas instituições educacionais do governo Sodré e como estas contribuíram para a manutenção da hegemonia social. Thompson foi escolhido pela renovação metodológica, considerando fundamental as experiências dos sujeitos históricos. Logo, a pesquisa propõe estudar a atuação, partindo de suas experiências, dos sujeitos do governo Abreu Sodré, como agentes históricos, dentro das condições sociais do período, no campo da educação
Abstract: The proposed thesis aims to analyze the educational policies of the Abreu Sodré government (1967-1971), from the approach of a network of influences, interests and proposals aligned with a developmental policy implemented by the military government. The sources are books released by the governor, official documents, such as decrees, letters, the legislation of the time (which can be consulted on the website of the Official Gazette of the State of São Paulo), the State Education Plan of the State of São Paulo Biennium 1970- 1971 and press publications during the term of office. The research proposes to analyze how the theory of human capital, the developmental policy of the military government and the experiences of the intellectuals who composed its government contributed to the creation of public policies, educational institutions and how these served as instruments of social hegemony. As a proposal for analysis, we start from the theoretical contributions intellectual and cultural hegemony, by Antonio Gramsci and experience, by the English historian E.P. Thompson, in addition to the history of ideas, which must be presented as a historiographical modality related to a specific field. Gramsci contributes to a better understanding of the work of organic intellectuals formed by the educational institutions of the Sodré government and how they contributed to the maintenance of social hegemony. Thompson was chosen for the methodological renewal, considering the experiences of historical subjects as fundamental. Therefore, the research proposes to study the performance, based on their experiences, of the subjects of the Abreu Sodré government, as historical agents, within the social conditions of the period, in the field of education
Palavras-chave: Ditadura civil-militar
Centro Paula Souza (CEETEPS)
Teoria do capital humano
Governo Abreu Sodré
Ditadura civil-militar
Centro Paula Souza (CEETEPS)
Teoria do capital humano
Governo Abreu Sodré
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Broti, Marcelo Peralli. A cruzada pelo ensino técnico no estado de São Paulo em tempos de ditadura: o governo Abreu Sodré e a educação desenvolvimentista (1967-1971). 2023. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39704
Data do documento: 31-Jan-2023
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