Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41439| Tipo: | Tese |
| Título: | Diálogos com Padre Brown: círculos, romances e modus operandi de G. K. Chesterton |
| Autor(es): | Martins, Glauber Ormundo Dias |
| Primeiro Orientador: | Borelli, Silvia Helena Simões |
| Resumo: | Esta tese se insere no campo de estudos sobre as relações entre ciências sociais e produção literária. Possui como principal objeto a trajetória do autor inglês G. K. Chesterton, em diálogo com os contos policiais de A inocência de Padre Brown. O problema de investigação está centrado na hipótese de que a produção intelectual de Chesterton mantém conexão com os “círculos” de intelectuais polemistas da Inglaterra no século XIX. Indaga-se se os romances policiais do autor estabelecem conexões e analogias com as suas demais produções, na literatura, filosofia, política e teologia, e se é possível colocar em diálogo os romances com o modus operandi crítico do autor. O objetivo deste trabalho é encontrar as correlações entre os romances policiais de Chesterton – em particular A inocência de Padre Brown – e estabelecer os seguintes diálogos: com os círculos (Williams, 2005) em que o autor esteve inserido; com a cultura europeia do século XIX (Lepenies, 1996); com a história de Dom Quixote, tomando por base a análise de Borges (2011) de que o livro gera uma extensão da memória do autor; e com as perspectivas críticas de Chesterton apresentadas em outros escritos, para além dos romances policiais. O protocolo metodológico para a realização da pesquisa está ancorado em alguns eixos: levantamento bibliográfico, de perfil teórico-conceitual, mais especificamente associado ao gênero romance policial, à relação de Chesterton com o gênero, à sua visão filosófica, ao diálogo dessa visão com outros autores das ciências sociais e à interlocução com a crítica à sua obra no período. Com base em uma articulação entre autores dos campos da Antropologia, Sociologia da Cultura, Literatura e Crítica literária, o trabalho está centrado fundamentalmente nas concepções de “círculo” e de “estrutura de sentimentos” (Williams, 1992, 1979) e na articulação entre o lugar ocupado por Chesterton no campo intelectual da Inglaterra no século XIX e sua produção literária, filosófica, política e teológica. O quadro teórico de referências está ancorado prioritariamente em autores como Williams (1979, 1992, 2005, 2011), Bakhtin (1997), Borges (2011) e Weber (1974, 1997, 2003) |
| Abstract: | This thesis is situated within the field of studies concerning the relationships between the social sciences and literary production. Its primary focus is on the trajectory of the English author G. K. Chesterton, in dialogue with the detective stories of The Innocence of Father Brown. The research problem is centred on the hypothesis that Chesterton's intellectual production is intricately connected to the polemical intellectual circles of 19th-century England. The investigation seeks to determine whether the author's detective novels establish connections and analogies with his other works in literature, philosophy, politics, and theology, and if it is feasible to engage in a dialogue between the novels and the author's critical modus operandi. The objective of this work is to identify correlations between Chesterton's detective novels, particularly The Innocence of Father Brown, and to establish dialogues with the intellectual circles (Williams, 2005) in which the author participated; with the European culture of the 19th century (Lepenies, 1996); with the history of Don Quixote, based on Borges' analysis (2011) suggesting that the book extends the author's memory; and with Chesterton's critical perspectives presented in writings beyond detective novels. The methodological protocol for the research is anchored in several axes: a bibliographic survey, theoretical-conceptual profiling specifically associated with the detective novel genre, Chesterton's relationship with the genre, his philosophical views, the dialogue of these views with other social science authors, and engagement with the criticism of his work during that period. Through an integration of authors from the fields of Anthropology, Sociology of Culture, Literature, and Literary Criticism, the work is fundamentally centred on the concepts of "circle" and "structure of feelings" (Williams, 1992, 1979) and the correlation between Chesterton's position in the intellectual field of 19th-century England and his literary, philosophical, political, and theological production. The theoretical framework primarily relies on authors such as Williams (1979, 1992, 2005, 2011), Bakhtin (1997), Borges (2011), and Weber (1974, 1997, 2003) |
| Palavras-chave: | Chesterton Círculos Romance policial Literatura Sociedade Chesterton Circles Detective novel Literature Society |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
| Citação: | Martins, Glauber Ormundo Dias. Diálogos com Padre Brown: círculos, romances e modus operandi de G. K. Chesterton. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41439 |
| Data do documento: | 2-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Glauber Ormundo Dias Martins.pdf | 888 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

