REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os impactos subjetivos da institucionalização da infância sob a ótica da psicanálise
Autor(es): Guimarães, Catarina de Melo Saraiva Borges
Primeiro Orientador: Fonteles, Camila Santos Lima
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as implicações subjetivas de um contexto de vulnerabilidade social nas crianças, especificamente naquelas que encontram-se acolhidas institucionalmente. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre psicanálise, a partir de uma revisão bibliográfica no referencial freudo-lacaniano. O estudo buscou analisar primeiramente as diferentes concepções de infância no Brasil. Em seguida, destaca-se a transição histórica das políticas públicas de proteção à infância desde o Código dos Menores até o Estatuto da Criança e do Adolescente e observa-se nesse percurso a persistência de uma política de institucionalização da infância pobre, fundamentada em uma lógica de controle estatal. Sob uma perspectiva psicanalítica, examina-se a importância dos laços familiares, caracterizados pelos conceitos lacanianos de função materna e função paterna, na constituição subjetiva, levando em conta a importância da existência de um desejo não anônimo no cuidado com a criança. Evidenciamos então como a ausência desses laços e exercício de funções possui impactos na formação psíquica, o que é observado dentro das instituições em que as crianças deixam de ser consideradas “filhas” para serem crianças genéricas. A partir desse processo, essas crianças não ocupam o lugar de objeto fálico, importante para a constituição de um sujeito desejante, mas sim de um objeto da lei, ou mesmo o lugar de resto no imaginário social. Espera-se, com essa pesquisa, ampliar o debate acerca das infâncias em situação de vulnerabilidade no Brasil, especialmente daquelas acolhidas institucionalmente
Abstract: The present research aims to investigate the subjective implications of a context of social vulnerability on children, specifically those who are institutionally sheltered. To this end, a theoretical study on psychoanalysis was conducted, based on a bibliographic review of Freudian-Lacanian references. The study first sought to analyze the different conceptions of childhood in Brazil. Then, it highlights the historical transition of public policies for child protection from the Minors' Code to the Statute of the Child and Adolescent, noting the persistence of a policy of institutionalizing poor children, based on a logic of state control. From a psychoanalytic perspective, the importance of family ties, characterized by Lacanian concepts of maternal and paternal functions, in subjective constitution is examined, taking into account the importance of the existence of a non-anonymous desire in the care of the child. It is then evidenced how the absence of these ties and the exercise of functions impact psychic formation, as observed within institutions where children cease to be considered "daughters" and become generic children. Through this process, these children do not occupy the place of the phallic object, important for the constitution of a desiring subject, but rather the place of an object of the law, or even the place of a remainder in the social imaginary. This research hopes to expand the debate about childhoods in situations of vulnerability in Brazil, especially those institutionally sheltered
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Psicanálise
Constituição psíquica
Institutional care
Psychoanalysis
Subjective constitution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Guimarães, Catarina de Melo Saraiva Borges. Os impactos subjetivos da institucionalização da infância sob a ótica da psicanálise. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44585
Data do documento: 3-Jun-2024
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