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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Maria Mercedes Samudio | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794477D5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Safra, Gilberto | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:39:49Z | - |
dc.date.available | 2008-04-03 | - |
dc.date.issued | 2005-05-20 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Maria Mercedes Samudio. Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15725 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho pretende apresentar um modelo clínico de intervenção com adolescentes em uma instituição escolar. Teve a finalidade de promover o fluir do processo maturacional do adolescente no espaço escolar. Esse modelo é decorrente de pesquisa de campo com jovens de escola pública da cidade de São Paulo, que freqüentavam a classe de "correção de fluxo". A justificativa para empreender esta tarefa encontra-se na crença de que o espaço escolar podia acolher um trabalho interventivo clínico que levasse em conta as necessidades dos alunos, utilizando-se do espaço da escola e das atividades dos alunos com seus professores. A intervenção clínica realizada fundamentou-se, principalmente nos conceitos de espaço potencial e de holding de D. W. Winnicott. Pude compreender, por meio desse trabalho a profunda descaracterização da instituição educacional pública na atualidade, decorrente da situação complexa do mundo contemporâneo. Constatei que, ao se oferecer os cuidados necessários para o adolescente na contemporaneidade, auxilia-se na promoção da saúde do jovem para o estabelecimento de um sentido de dignidade e cidadania | por |
dc.description.abstract | This work aims to present a clinical model of intervention with teenagers inside a scholar institution. It had the purpose of promoting the flow of the teenagers´ maturing process within the school space. This model derives from the field research developed with teenagers who attended the correção de fluxo (flow correction) classes in a public school in São Paulo. The main reason to carry out this task is the strong belief that the school s space could embrace an interventive clinical work that took into account the students needs, using the school s location and students´ activities with the teachers. The clinical intervention was specially based on the concepts of potential space and on D.W. Winnicott´s holding. I was able to understand, through this work, the deep decharacterization of the public educational system nowadays, as a result of the complex situation of contemporary world. I realized that, by offering the current necessary care to the adolescents, you help promote their health thus establishing a sense of dignity and citizenship | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31660/Tese%20Maria%20Mercedes.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | self | por |
dc.subject | processo maturacional | por |
dc.subject | intervenção clínica | por |
dc.subject | instituição escola | por |
dc.subject | model of intervention | eng |
dc.subject | teenagers | eng |
dc.subject | maturing process | eng |
dc.subject | scholar institution | eng |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Comportamente operante | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Maria Mercedes.pdf | 890,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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