REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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dc.creatorSantos, Maria Mercedes Samudio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794477D5por
dc.contributor.advisor1Safra, Gilberto-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:49Z-
dc.date.available2008-04-03-
dc.date.issued2005-05-20-
dc.identifier.citationSantos, Maria Mercedes Samudio. Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15725-
dc.description.resumoEsse trabalho pretende apresentar um modelo clínico de intervenção com adolescentes em uma instituição escolar. Teve a finalidade de promover o fluir do processo maturacional do adolescente no espaço escolar. Esse modelo é decorrente de pesquisa de campo com jovens de escola pública da cidade de São Paulo, que freqüentavam a classe de "correção de fluxo". A justificativa para empreender esta tarefa encontra-se na crença de que o espaço escolar podia acolher um trabalho interventivo clínico que levasse em conta as necessidades dos alunos, utilizando-se do espaço da escola e das atividades dos alunos com seus professores. A intervenção clínica realizada fundamentou-se, principalmente nos conceitos de espaço potencial e de holding de D. W. Winnicott. Pude compreender, por meio desse trabalho a profunda descaracterização da instituição educacional pública na atualidade, decorrente da situação complexa do mundo contemporâneo. Constatei que, ao se oferecer os cuidados necessários para o adolescente na contemporaneidade, auxilia-se na promoção da saúde do jovem para o estabelecimento de um sentido de dignidade e cidadaniapor
dc.description.abstractThis work aims to present a clinical model of intervention with teenagers inside a scholar institution. It had the purpose of promoting the flow of the teenagers´ maturing process within the school space. This model derives from the field research developed with teenagers who attended the correção de fluxo (flow correction) classes in a public school in São Paulo. The main reason to carry out this task is the strong belief that the school s space could embrace an interventive clinical work that took into account the students needs, using the school s location and students´ activities with the teachers. The clinical intervention was specially based on the concepts of potential space and on D.W. Winnicott´s holding. I was able to understand, through this work, the deep decharacterization of the public educational system nowadays, as a result of the complex situation of contemporary world. I realized that, by offering the current necessary care to the adolescents, you help promote their health thus establishing a sense of dignity and citizenshipeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31660/Tese%20Maria%20Mercedes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectselfpor
dc.subjectprocesso maturacionalpor
dc.subjectintervenção clínicapor
dc.subjectinstituição escolapor
dc.subjectmodel of interventioneng
dc.subjectteenagerseng
dc.subjectmaturing processeng
dc.subjectscholar institutioneng
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectComportamente operantepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleConvivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolarpor
dc.typeTesepor
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