REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21421
Tipo: Dissertação
Título: Significações de funcionários da educação sobre a sua formação por meio do Profuncionário: o impacto em sua atividade profissional
Título(s) alternativo(s): Meanings of educational employees about their professional education by means of the Profuncionário: the impact on their professional activity
Autor(es): Barbosa, Ana Paula
Primeiro Orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apreender as significações de funcionários da educação da escola básica pública formados no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Paulo, sobre o processo de formação no curso técnico de Secretaria Escolar do Profuncionário. Os sujeitos da pesquisa para a primeira etapa foram os alunos da turma de 2014 e para a segunda etapa duas alunas escolhidas deste grupo. Os procedimentos para a produção de informações foram: questionários enviados aos alunos da turma e entrevistas realizadas com duas alunas escolhidas a partir das respostas ao questionário, que foram gravadas e transcritas. Para a escolha destas participantes considerou-se a diversidade entre as respostas, uma concordou com a maior parte das afirmações ao contrário da outra participante. A pesquisa é fundamentada nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, embasada na teoria de Vigotski, de seus seguidores e de outros autores contemporâneos. A análise dos dados foi realizada a partir do procedimento denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013; AGUIAR et al., 2015). A análise revela a necessidade de formação inicial e continuada para o funcionário da Educação; confirma a relevância de políticas públicas para valorização deste funcionário, tais como formação, piso salarial e plano de carreira; infere que para o real reconhecimento do funcionário como educador é necessário que o próprio funcionário da educação se reconheça como educador, assim como a comunidade escolar e a sociedade; indica que o curso em análise propiciou o entendimento e o respeito a diversidade e, por seguinte, a melhoria da qualidade das relações. Como último aspecto, mas não menos importante, aponta a necessidade de voltar a atenção à afetividade no planejamento e no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente em cursos na modalidade de Educação a Distância e para a maior articulação entre teoria e prática, desenvolvendo a práxis, em que propicie a reflexão sobre a prática
Abstract: This research had the objective of recognizing the meanings of the Educational Employees of the public basic school, formed at the Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo, regarding the education process in the Technical course of the School Secretary of the Profuncionário. The individuals for the first phase of the research were the 2014 class students and for the second phase two students chosen from this group. The procedures to produce information were: questionnaires sent to the class students and interviews with two students chosen based on the answers to the questionnaire, which were recorded and transcribed. The two participants were chosen considering the diversity between the responses, as one agreed with most of the statements while the other participant opposed them. The research is anchored on the assumptions of Socio-Historical Psychology, based on the theory of Vigotski, his followers and other contemporary authors. The data analysis was performed using the procedure called Nucleus of Meanings (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013; AGUIAR et al., 2015). The analysis reveals the need for initial and continuing education for the Educational employee; confirms the relevance of public policies for valuing this employee, such as education, minimum wage and career plan; infers, for the real recognition of the employee as an educator, the need for the educational employee to recognize himself as an educator, as well as the school community and society; indicates the course under analysis provided the understanding and respect for diversity, therefore improving the quality of the relationships. However, it points out the need for attention to affectivity in the planning and development of teaching-learning processes, especially in distance learning courses and to a better articulation between theory and practice, developing the praxis, in that it allows the reflection about practice
Palavras-chave: Profuncionário (Programa)
Funcionários da educação
Qualificações profissionais
Profuncionário (Program)
Educational employees
Vocational qualifications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Barbosa, Ana Paula. Significações de funcionários da educação sobre a sua formação por meio do Profuncionário: o impacto em sua atividade profissional. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21421
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Barbosa.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.