Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22619
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ludonarratologia: o que é, como analisar e estudos de caso |
Título(s) alternativo(s): | Ludonarratology: what it is, how to analyze and case studies analysis |
Autor(es): | Saggiomo, Giovanna |
Primeiro Orientador: | Basbaum, Sérgio Roclaw |
Resumo: | Esta pesquisa visa a compreensão do que é uma ludonarrativa, buscando contribuir à consolidação de um campo de estudo específico para a Ludonarratologia. Busca também propor um modelo de análise ludonarratológica, capaz de verificar se um jogo possui ou não uma ludonarrativa e o quanto ela faz parte da experiência do jogador. Para tal, o trabalho começa com uma análise de conceitos e como eles estão relacionados à ludonarrativa e à experiência do jogador. Esses termos são: narratologia, ludologia, imersão, flow, agência e experiência. A pesquisa é principalmente fundamentada nos trabalhos de Propp, Campbell e Vogler para a narratologia, Huizinga, Juul, Caillois e McGonigal para a ludologia, Brown e Cairns para a imersão, Csikzentmihalyi para o flow, Murray para a agência e Schell para a parte de experiência do jogador |
Abstract: | This research aims to understand what is a ludonarrative as well as contribute to the consolidation of a specific field of study for Ludonarratology. Also, we aim to propose a model of lodonarratological analysis, able to identify if a game has a ludonarrative or not, and how much of the game experience it is responsible for. That way, this work begins with an analysis of concepts and how they are related to the ludonarrative and the player experience, these terms are: narratology, ludology, immersion, flow, agency and experience. The research is mainly based on the works of Propp, Campbell and Vogler for the narratology part, Huizinga, Juul, Caillois and McGonigal for the ludology part, Brown and Cairns for the immersion, Csikzentmihalyi for flow, Murray for agency and Schell for the player’s experience part |
Palavras-chave: | Ludonarratologia Ludologia Narratologia Ludonarratology Ludology Narratology |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Saggiomo, Giovanna. Ludonarratologia: o que é, como analisar e estudos de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22619 |
Data do documento: | 9-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Giovanna Saggiomo.pdf | 6,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.