REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23219
Tipo: Tese
Título: Produção de conteúdo gamer
Título(s) alternativo(s): Gamer content production
Autor(es): Cardozo, Missila Loures
Primeiro Orientador: Ferrari, Pollyana
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre produção de conteúdo gamer, com ênfase na produção em vídeo. Para tanto, serão abordadas as questões da adaptação transmídia, das redes sociais e do universo dos fãs, o mercado de games, as franquias midiáticas e a própria produção de conteúdo baseada em jogos, como vídeos para o Youtube. O objetivo é compreender a natureza das adaptações, o universo do fandom e a relação com as produtoras. De maneira geral, serão abordados os aspectos e características dos games, bem como das adaptações e suas teorias. Os principais achados da pesquisa são que a produção de conteúdo se dá, em sua maioria, de maneira independente das desenvolvedoras e que o consumo deste conteúdo é cada vez maior, como forma de entretenimento
Abstract: This research focuses on the production of gamer content, with an emphasis on video production. To this end, the issues of transmedia adaptation, social networks and the universe of fans, the game market, media franchises and the production of game-based content, such as videos for YouTube, will be addressed. The goal is to understand the nature of adaptations, the universe of fandom and the relationship with producers. In general, we will discuss the aspects and characteristics of games and adaptations and theories. The main findings of the research are that the production of content takes place, mostly, independently of the developers and that the consumption of this content is increasing, as a form of entertainment
Palavras-chave: Games
Youtube (Recurso eletrônico)
Transmídia
Jogos eletrônicos - Indústria
YouTube (Electronic resource)
Transmedia
Electronic games industry
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Cardozo, Missila Loures. Produção de conteúdo gamer. 2020. 173 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23219
Data do documento: 5-Ago-2020
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