REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nelson Maria Brechó da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3619192512290758pt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Gilvan Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731752456772224pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T15:57:12Z-
dc.date.available2022-08-24T15:57:12Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.citationSilva, Nelson Maria Brechó da. A pedagogia da visão como amizade: uma análise exegética de Jo 1,43-51. 2022. Tese (Doutorado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27222-
dc.description.resumoA presente tese faz uma análise da perícope Jo 1,43-51. Ela indica uma leitura em torno da pedagogia da visão como amizade a serviço da vida. Com isso, averigua-se a dinâmica do verbo blh,pw (fitar), qewre,w (contemplar) e o`ra ,w (ver). Este último sentido é o que aparece nesta pesquisa sobre o chamado de Filipe e de Natanael. No primeiro capítulo, destaca-se o horizonte temático do discipulado. Nesse sentido, por um lado, vêse a obra joanina e a dimensão do discipulado. Por outro, discute-se a hipótese de leitura da pedagogia da visão como amizade inerente aos verbos: encontrar, ver, crer, conhecer e seguir”. O segundo capítulo trata das questões exegéticas de crítica textual; delimitação; segmentação e estrutura; tradução; análise linguístico-sintática; análise semântica; análise pragmática; e análise hermenêutica. Por conseguinte, o terceiro capítulo apresenta: primeiro, Jesus que chama Filipe ao seguimento (vv. 43-44); segundo, o diálogo entre Filipe e Natanael (vv. 45-46); terceiro, o diálogo entre Jesus e Natanael (vv. 47-51). No quarto e último capítulo, observam-se: primeiro, a tradição judaica, sobretudo, com Gn 28,10-22 acerca do sonho de Jacó; segundo, a tradição sapiencial, no tocante à amizade em Eclo 6,5-17; terceiro, a tradição essênia presente no livro de Jubileus 27,19-27, especialmente a releitura do sonho de Jacó com o acréscimo da imagem da árvorept_BR
dc.description.abstractThe present thesis analyzes the pericope Jo 1,43-51. It indicates a reading around the pedagogy of vision as friendship in the service of life. With this, the dynamics of the verb blh,pw (to gaze), qewre,w (to contemplate) and o`ra ,w (to see). This last sense is what appears in this research on the call of Philip and Nathaniel. In the first chapter, the thematic horizon of discipleship is highlighted. In this sense, on the one hand, we see the joanina work and the dimension of discipleship. On the other hand, the hypothesis of reading the pedagogy of vision as a friendship inherent to verbs is discussed: to find, see, believe, know and follow. The second chapter deals with the exegetical issues of textual criticism; delimitation; segmentation and structure; translation; linguistic-syntactic analysis; semantic analysis; pragmatic analysis; and hermeneutic analysis. Therefore, the third chapter presents: first, Jesus who calls Philip to the following (vv. 43-44); second, the dialogue between Philip and Nathanael (vv. 45-46); third, the dialogue between Jesus and Nathanael (vv. 47-51). In the fourth and last chapter, we observe: first, the jewish tradition, above all, with Gen 28,10-22 about Jacob's dream; second, the wisdom tradition, regarding friendship in Eclo 6,5-17; third, the essene tradition present in the book of Jubilees 27,19-27, especially the re-reading of Jacob's dream with the addition of the image of the treeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Teologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Teologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEncontrarpt_BR
dc.subjectVerpt_BR
dc.subjectCrerpt_BR
dc.subjectConhecerpt_BR
dc.subjectSeguirpt_BR
dc.subjectMeeten_US
dc.subjectSeeen_US
dc.subjectBelieveen_US
dc.subjectTo knowen_US
dc.subjectFollowen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA pedagogia da visão como amizade: uma análise exegética de Jo 1,43-51pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Maria Brechó da Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.