REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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dc.creatorVetritti, Juliana de Campos
dc.contributor.advisor1Alves, Cecília Pescatore
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:14Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:14Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationVetritti, Juliana de Campos. A influência do ambiente escolar na saúde dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28165-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo identificar as condições da atuação do professor e se estas ocorrem e um ambiente que promove a saúde. Nesse intento foi elaborado um breve contexto histórico dos diferentes conceitos de saúde presentes na história da sociedade. Buscou-se identificar as transformações relevantes na educação do Brasil relacionando saúde e ambiente escolar. O método de investigação utilizado foi revisão de literatura. Os dados foram coletados na Plataforma Scielo, no acervo da biblioteca da USP, PUC, UNICAMP e nas publicações dos sindicatos. A busca foi realizada a partir de 2004 com as palavras chaves: promoção de saúde, saúde dos professores e saúde na escola. As categorias que sustentaram a análise foram: promoção à saúde, a escola como ambiente que promove a saúde, a saúde dos professores, e o papel do psicólogo nesse ambiente de trabalho. Foi possível concluir que a instituição escolar não garante o bem estar físico e psicológico de seus profissionais. A estrutura do ambiente, a precariedade dos recursos pedagógicos, a quantidade de alunos por professor, as constantes exigências, as cobranças e a falta de liberdade para planejar seu trabalho de acordo com seu contexto faz com que a função do docente se torne insuportável, e ele adoeça; por isso, todos esses aspectos devem ser considerados em termos de políticas públicas em educação para que se possa pensar na escola como um ambiente provedor de saúde. Assim como programar a atuação do psicólogo através um projeto mediado por ações transformadoras que garanta o bem-estar dentro desse ambientept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPromoção de saúdept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA influência do ambiente escolar na saúde dos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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