Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guariroba, Ivan Ferreira | |
| dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Andrea Patricia | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-25T21:01:24Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-25T21:01:24Z | - |
| dc.date.issued | 2014-05-07 | |
| dc.identifier.citation | Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422 | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| dc.title | Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf | 539,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

