Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sayad, Alexandre Le Voci | - |
dc.contributor.advisor1 | Kaufman, Dora | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8045171889826285 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T18:39:52Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T18:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | Sayad, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29620 | - |
dc.description.resumo | A inteligência artificial (IA) é um campo de multidisciplinar de conhecimento que pode parecer invisível à percepção humana, mas suas consequências não o são. Seus avanços técnicos já impactam a vida em sociedade em velocidade inédita - por isso ocupa hoje papel relevante no debate em políticas públicas no mundo todo. A aplicação cotidiana da aprendizagem profunda, técnica do aprendizado de máquina da IA, caminha sobre a linha tênue entre a praticidade e vantagens para os usuários, e seus impactos éticos, relacionados à privacidade, viés em resultados, opacidade de funcionamento do algoritmo, dentre outros. Como uma nova mediação (KAUFMAN, 2020), sistemas de IA intermediam a socialização e a comunicação entre seres humanos e o mundo a sua volta. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto da inteligência artificial sobre a formação do chamado pensamento crítico. Este, por sua vez, tem seus limites conceituais alargados no universo da educação pública e particular, sendo utilizado muitas vezes como conceito mercadológico. Por isso, em busca de acurácia, a pesquisa revisita a epistemologia do pensamento crítico a partir de ensaios selecionados de Theodor Adorno e Max Horkheimer (1989), e seus estudiosos como John McPeck (1981), além de, posteriormente, evidenciar sua entrada como pilar da escola democrática por meio de John Dewey (1953). Em paralelo, a pesquisa tem seu foco na revisão histórica do nascimento de princípios de funcionamento da IA por meio de John McCarthy (2005), Kai Fu-Lee (2019), Stuart Russell e Peter Norvig (2009) entre outros. Ao analisar os impactos éticos promovidos pela IA (KAUFMAN, 2019, 2022; VILLANI, 2019; PARISER, 2011) em diversos campos, sobretudo na educação (FADEL et al., 2020), a pesquisa apresenta como a IA de fato transforma o que conhecemos como pensamento crítico em cinco recortes escolhidos, desde sua epistemologia frente a outras como as neomaterialistas (LEMOS, 2016, 2020; KAUFMAN, 2020), até elementos que compõem seus princípios básicos, como a autonomia intelectual e o exercício da cidadania | pt_BR |
dc.description.abstract | Artificial intelligence (ai) is a multidisciplinary field of knowledge that may seem invisible to human perception, but its consequences are not. its technical advances are already impacting life in society at an unprecedented speed - which is why it now occupies a relevant role in the debate on public policies around the world. the everyday application of deep learning, a technique of the ai machine learning, walks a fine line between practicality and benefits for users, such as how predictive decision-making, and its ethical impacts, related to privacy, bias in results, propagation of prejudices, opacity of the algorithm's operation, among others. as a new mediation (kaufman, 2020), ai systems mediate socialization and communication between human beings and the world around them. in this sense, this research aims to evaluate the impact of artificial intelligence on the formation of so-called critical thinking. this, in turn, has its conceptual limits extended in the universe of public and private education, being used many times as a marketing concept. therefore, in search of accuracy, the research revisits the epistemology of critical thinking from selected essays by theodor adorno and max horkheimer (1989), and the scholars who followed them such as john mcpeck (1981), in addition to, later, evidencing its entry as a pillar of the democratic school by through john dewey (1953). in parallel, the research carried out focuses on the historical review of the birth principles of ai functioning through john mccarthy (2005), kai fu-lee (2019), stuart russell and peter norvig (2009) among others. by analyzing the ethical impacts caused by ai (kaufman, 2019, 2022; villani, 2019; pariser, 2011) in various fields, especially in education (fadel et al., 2020), the research presents how ai actually transforms what we know as critical thinking in five chosen aspects, from its epistemology in comparison to others such as the neomaterialists (lemos, 2016, 2020; kaufman, 2020), to elements that make up its basic principles, such as intellectual autonomy and citizenship | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | AMI | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artificial intelligence | en_US |
dc.subject | Ethics | en_US |
dc.subject | Critical thinking | en_US |
dc.subject | MIL | en_US |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial e seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Le Voci Sayad.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.