REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorSousa, Plínio Pereira de
dc.contributor.advisor1Junqueira, Maria Aparecida
dc.date.accessioned2023-02-28T22:45:38Z-
dc.date.available2023-02-28T22:45:38Z-
dc.date.issued2010-02-26
dc.identifier.citationSousa, Plínio Pereira de. A paródia como em La Divina Increnca de Juó Bananére. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31620-
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos alguns aspectos da obra La Divina Increnca, de Alexandre Ribeiro Marcondes de Machado, representante da imprensa humorística da São Paulo do início do século XX. Com o personagem Juó Bananére, Alexandre Ribeiro marca, positivamente, a história de O Pirralho, periódico humorístico dirigido por Oswald de Andrade. Nossa pesquisa tem como objetivo estudar a paródia bananeriana a partir do prisma da ficcionalização autoral. Orientam este trabalho as hipóteses: o arquétipo do italiano imigrado em terras brasileiras não só funciona como pano de fundo para críticas de natureza política, mas também como atributo gerador de uma estética literária inovadora, baseada na estilização de textos consagrados pelo cânone literário; Alexandre Ribeiro, valendo-se da figura do poeta, barbeiro e jornalista Juó Bananére, compatriota de F. T. Marinetti, estabelece um diálogo cômico com o Movimento Futurista. Para responder a essas hipóteses, traçamos considerações a respeito da literatura de veia cômica, vinculada aos periódicos dedicados a sátiras políticas, assim como acerca da linguagem macarrônica de Bananére, que mistura o português ao italiano, desempenhando um importante papel na construção da identidade do ítalo-paulista. Analisamos como é construída a biografia fictícia do autor-personagem Juó Bananére ao longo das paródias de La Divina Increnca, e como Alexandre Ribeiro opera tal procedimento. Ressaltamos, ainda, a influência da estética bananeriana na literatura de Antônio de Alcântara Machado e na música popular de Adoniran Barbosa, que recuperam traços fundamentais da obra de Alexandre Ribeiro Marcondes de Machado. Foram fundamentos deste trabalho o estudo da paródia de Hutcheon (1998), que contribuiu com nossa reflexão sobre a função da paródia no modernismo, como também os estudos de Bakhtin (2008) a respeito da parodia medieval, que nos ajudou no resgate dos legados históricos da literatura. Sobre o eixo autor-herói, também nos baseamos em Bakhtin (1992), em seu trabalho que discute questões relativas à criação literáriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Literaturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuó Bananérept_BR
dc.subjectLa Divina Increncapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectFicção-autoralpt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleA paródia como em La Divina Increnca de Juó Bananérept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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