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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31620
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A paródia como em La Divina Increnca de Juó Bananére |
Autor(es): | Sousa, Plínio Pereira de |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Maria Aparecida |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos alguns aspectos da obra La Divina Increnca, de Alexandre Ribeiro Marcondes de Machado, representante da imprensa humorística da São Paulo do início do século XX. Com o personagem Juó Bananére, Alexandre Ribeiro marca, positivamente, a história de O Pirralho, periódico humorístico dirigido por Oswald de Andrade. Nossa pesquisa tem como objetivo estudar a paródia bananeriana a partir do prisma da ficcionalização autoral. Orientam este trabalho as hipóteses: o arquétipo do italiano imigrado em terras brasileiras não só funciona como pano de fundo para críticas de natureza política, mas também como atributo gerador de uma estética literária inovadora, baseada na estilização de textos consagrados pelo cânone literário; Alexandre Ribeiro, valendo-se da figura do poeta, barbeiro e jornalista Juó Bananére, compatriota de F. T. Marinetti, estabelece um diálogo cômico com o Movimento Futurista. Para responder a essas hipóteses, traçamos considerações a respeito da literatura de veia cômica, vinculada aos periódicos dedicados a sátiras políticas, assim como acerca da linguagem macarrônica de Bananére, que mistura o português ao italiano, desempenhando um importante papel na construção da identidade do ítalo-paulista. Analisamos como é construída a biografia fictícia do autor-personagem Juó Bananére ao longo das paródias de La Divina Increnca, e como Alexandre Ribeiro opera tal procedimento. Ressaltamos, ainda, a influência da estética bananeriana na literatura de Antônio de Alcântara Machado e na música popular de Adoniran Barbosa, que recuperam traços fundamentais da obra de Alexandre Ribeiro Marcondes de Machado. Foram fundamentos deste trabalho o estudo da paródia de Hutcheon (1998), que contribuiu com nossa reflexão sobre a função da paródia no modernismo, como também os estudos de Bakhtin (2008) a respeito da parodia medieval, que nos ajudou no resgate dos legados históricos da literatura. Sobre o eixo autor-herói, também nos baseamos em Bakhtin (1992), em seu trabalho que discute questões relativas à criação literária |
Palavras-chave: | Juó Bananére La Divina Increnca Humor Ficção-autoral Paródia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Literatura |
Citação: | Sousa, Plínio Pereira de. A paródia como em La Divina Increnca de Juó Bananére. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31620 |
Data do documento: | 26-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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