REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?
Título(s) alternativo(s): What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacher
Autor(es): Azevedo, Andre Lorenz de
Primeiro Orientador: Scarpato, Marta Thiago
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, de caráter exploratório. Inicialmente, através de posições preponderantemente externadas por profissionais da área de administração, buscouse conceituar e contextualizar os termos eficiência e eficácia. Em um segundo momento, apoiando-nos em teóricos da área de educação e psicologia, teve-se como objetivo compreender as características do discente universitário e elementos que tornam eficientes e eficazes o ato de ensinar. No terceiro capítulo, ainda com base nestes teóricos, analisou-se a eficiência e eficácia da prática docente com atenção especial a interação social na construção do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Através desse estudo verificou-se que a prática docente no ensino superior demanda um conjunto de competências essenciais, a profunda atenção as novas demandas e formas de aprendizagem do discente atual e também a necessidade de resiliência do docente para tornar o ato de ensinar uma experiência viva, através da qual, tanto educador como educando sejam capazes de produzir novos e significativos saberes
Abstract: The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge
Palavras-chave: Eficiência
Eficácia
Competência
Docente
Discente
Aprendizagem
Ensino superior
Efficiency
Effectiveness
Competence
Teacher
Student
Learning
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Formação Docente: Ensino Superior
Citação: Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
Data do documento: 28-Set-2018
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