Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior? |
Título(s) alternativo(s): | What didactic-pedagogical elements necessary for efficiency and effectiveness of higher education teacher |
Autor(es): | Azevedo, Andre Lorenz de |
Primeiro Orientador: | Scarpato, Marta Thiago |
Resumo: | O presente trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, de caráter exploratório. Inicialmente, através de posições preponderantemente externadas por profissionais da área de administração, buscouse conceituar e contextualizar os termos eficiência e eficácia. Em um segundo momento, apoiando-nos em teóricos da área de educação e psicologia, teve-se como objetivo compreender as características do discente universitário e elementos que tornam eficientes e eficazes o ato de ensinar. No terceiro capítulo, ainda com base nestes teóricos, analisou-se a eficiência e eficácia da prática docente com atenção especial a interação social na construção do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Através desse estudo verificou-se que a prática docente no ensino superior demanda um conjunto de competências essenciais, a profunda atenção as novas demandas e formas de aprendizagem do discente atual e também a necessidade de resiliência do docente para tornar o ato de ensinar uma experiência viva, através da qual, tanto educador como educando sejam capazes de produzir novos e significativos saberes |
Abstract: | The present work results from a research developed through a bibliographical and documentary survey, an exploratory approach. Initially, through positions predominantly expressed by professionals of administration area, we sought to conceptualize and contextualize the terms efficiency and effectiveness. In a second phase, supported by the theoreticians in education and psychology areas, it was intended to understand the characteristics of the university student and elements that make efficient and effective the act of teaching. In the third chapter, still based on these theorists, the efficiency and effectiveness of teaching practice with special attention to social interaction in the construction of the teaching-learning process in higher education was analyzed. Through this study it was verified that the teaching practice in higher education demands a set of essential competences, deep attention to current student new demands and learning forms and the teacher's need for resilience to make the act of teaching a living experience, through which educator and pupil be able to produce new and meaningful knowledge |
Palavras-chave: | Eficiência Eficácia Competência Docente Discente Aprendizagem Ensino superior Efficiency Effectiveness Competence Teacher Student Learning Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Formação Docente: Ensino Superior |
Citação: | Azevedo, Andre Lorenz de. Quais os elementos didático-pedagógicos necessários para a eficiência e eficácia do professor no ensino superior?. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33328 |
Data do documento: | 28-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRE LORENZ DE AZEVEDO.pdf | 277,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.