REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Carla Luczyk Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9289341202531014pt_BR
dc.contributor.advisor1Hessel, Ana Maria Di Grado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2150241303883701pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:15Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:15Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationLara, Carla Luczyk Torres. Desenvolvimento de competências digitais na formação continuada de educadores. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36241-
dc.description.resumoO uso de tecnologias emergentes e suas constantes mudanças apresentam um novo cenário no ensino-aprendizagem, um contexto concentrado na melhoria das habilidades e competências dos educadores na construção de seus saberes e na demanda de que estejam alinhados às necessidades do desenvolvimento de novas práticas. O presente estudo discorre sobre o desenvolvimento de competências digitais dos educadores da Rede Municipal de ensino no ciclo básico de Tocantins/MG. De acordo com pesquisas bibliográficas, partindo da obra de autores considerados referências de pesquisa em matrizes internacionais e nacionais no desenvolvimento de competências, foi possível aplicar uma ferramenta de autoavaliação para determinar o nível de proficiência no uso e integração de tecnologias digitais por parte dos docentes. A gama de informações coletadas contribuiu para o entendimento e para a criação de um projeto de formação continuada de professores, buscando resultados positivos no processo de ensino. Os avanços destas contribuições fazem parte da trajetória profissional do educador, assim como a compreensão combinada do nível pedagógico, da cultura digital e do autodesenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências digitais vinculadas à formação continuada de professores no contexto do Lifelong Learning. O que justifica esta investigação é a importância das competências digitais, no processo que permite desenvolver habilidades formais no uso da tecnologia. A motivação advém da gradual introdução das competências digitais (CD) nos currículos educacionais nos últimos anos que resultou no desenvolvimento de habilidades básicas para ensino-aprendizagem escolar e para o percurso do profissional da educação. A questão problematizadora busca respostas sobre a forma dos educadores adquirirem competências digitais para a prática da docência. Os estudos teóricos delimitam os conceitos de Competência Digital, Formação Continuada e de Lifelong learning. A metodologia de pesquisa é do tipo qualitativa, com estudo de caso e dados bibliográficos. Os dados coletados estão relacionados por meio de ferramentas de autoavaliaçãopt_BR
dc.description.abstractThe use of their new development needs and their changing needs in the teaching learning scenario, a context focused on skills building and skills development and on the demand for the development of new practices. This study discusses the development of digital skills of educators in the Municipal Basic Education Network of Tocantins/MG. According to bibliographic research, based on the work of authors considered research references in international and national matrices in the development of competences, a self-assessment tool was applied to determine the level of proficiency in the use and integration of digital technologies by teachers. The range of teaching information. The advances of these contributions are part of the educator's professional trajectory, as well as the understanding of the pedagogical level of self-development, digital culture and teaching. The objective of this research is identified as digital skills linked to the continuing education of teachers in the context of Lifelong Learning. What justifies this investigation is the importance of digital skills, a process that allows the development of formal skills in the use of technology. Years, education development course gradual introduction of digital (DC) in educational courses in recent years, a process that has not developed basic skills for teaching and learning at school and for professionals. The problematizing question seeks answers about the way educators acquired digital skills for the practice of teaching. Theoretical studies define the concepts of Digital Competence, Training and Continuous Learning. The research methodology is qualitative, with a case study and bibliographic data. Tool data is related through self-assessmenten_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências digitaispt_BR
dc.subjectFormação continuada de educadorespt_BR
dc.subjectLifelong learningpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDigital skillsen_US
dc.subjectContinuing education of educatorsen_US
dc.subjectContinuous formationen_US
dc.subjectTechnologiesen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências digitais na formação continuada de educadorespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Luczyk Torres Lara.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.