Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lara, Carla Luczyk Torres | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9289341202531014 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hessel, Ana Maria Di Grado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2150241303883701 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T13:54:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T13:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.citation | Lara, Carla Luczyk Torres. Desenvolvimento de competências digitais na formação continuada de educadores. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36241 | - |
dc.description.resumo | O uso de tecnologias emergentes e suas constantes mudanças apresentam um novo cenário no ensino-aprendizagem, um contexto concentrado na melhoria das habilidades e competências dos educadores na construção de seus saberes e na demanda de que estejam alinhados às necessidades do desenvolvimento de novas práticas. O presente estudo discorre sobre o desenvolvimento de competências digitais dos educadores da Rede Municipal de ensino no ciclo básico de Tocantins/MG. De acordo com pesquisas bibliográficas, partindo da obra de autores considerados referências de pesquisa em matrizes internacionais e nacionais no desenvolvimento de competências, foi possível aplicar uma ferramenta de autoavaliação para determinar o nível de proficiência no uso e integração de tecnologias digitais por parte dos docentes. A gama de informações coletadas contribuiu para o entendimento e para a criação de um projeto de formação continuada de professores, buscando resultados positivos no processo de ensino. Os avanços destas contribuições fazem parte da trajetória profissional do educador, assim como a compreensão combinada do nível pedagógico, da cultura digital e do autodesenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências digitais vinculadas à formação continuada de professores no contexto do Lifelong Learning. O que justifica esta investigação é a importância das competências digitais, no processo que permite desenvolver habilidades formais no uso da tecnologia. A motivação advém da gradual introdução das competências digitais (CD) nos currículos educacionais nos últimos anos que resultou no desenvolvimento de habilidades básicas para ensino-aprendizagem escolar e para o percurso do profissional da educação. A questão problematizadora busca respostas sobre a forma dos educadores adquirirem competências digitais para a prática da docência. Os estudos teóricos delimitam os conceitos de Competência Digital, Formação Continuada e de Lifelong learning. A metodologia de pesquisa é do tipo qualitativa, com estudo de caso e dados bibliográficos. Os dados coletados estão relacionados por meio de ferramentas de autoavaliação | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of their new development needs and their changing needs in the teaching learning scenario, a context focused on skills building and skills development and on the demand for the development of new practices. This study discusses the development of digital skills of educators in the Municipal Basic Education Network of Tocantins/MG. According to bibliographic research, based on the work of authors considered research references in international and national matrices in the development of competences, a self-assessment tool was applied to determine the level of proficiency in the use and integration of digital technologies by teachers. The range of teaching information. The advances of these contributions are part of the educator's professional trajectory, as well as the understanding of the pedagogical level of self-development, digital culture and teaching. The objective of this research is identified as digital skills linked to the continuing education of teachers in the context of Lifelong Learning. What justifies this investigation is the importance of digital skills, a process that allows the development of formal skills in the use of technology. Years, education development course gradual introduction of digital (DC) in educational courses in recent years, a process that has not developed basic skills for teaching and learning at school and for professionals. The problematizing question seeks answers about the way educators acquired digital skills for the practice of teaching. Theoretical studies define the concepts of Digital Competence, Training and Continuous Learning. The research methodology is qualitative, with a case study and bibliographic data. Tool data is related through self-assessment | en_US |
dc.description.sponsorship | Fundação São Paulo – FUNDASP | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências digitais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de educadores | pt_BR |
dc.subject | Lifelong learning | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Digital skills | en_US |
dc.subject | Continuing education of educators | en_US |
dc.subject | Continuous formation | en_US |
dc.subject | Technologies | en_US |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências digitais na formação continuada de educadores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Luczyk Torres Lara.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.